Folha de S. Paulo


KFC lança sistema para vender frango frito por reconhecimento facial

Carlo Allegri/Reuters
Um balde de frango frito de Kentucky (KFC) de frango frito e grelhado é visto nesta ilustração ilustrada
Balde de frango frito do KFC; empresa aposta em reconhecimento facial na China

A rede americana de fast food KFC lançou nesta semana na China um sistema de pagamento futurista por reconhecimento facial.

A ação coincide com um uso cada vez mais frequente desta tecnologia no país asiático.

Com o dispositivo implementado pela rede especializada em frango frito, os clientes de um restaurante da cidade de Hangzhou (leste do país) poderão fazer seus pedidos por meio de um terminal tátil sem a necessidade de tirar a carteira do bolso.

O grupo Yum, proprietário das marcas KFC e Pizza Hut, entre outras, se associou com o sistema de pagamento móvel Alipay, do gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, para criar essa nova tecnologia.

De acordo com o grupo Yum, trata-se de uma "estreia mundial".

Reuters
Um cliente tenta a solução de pagamento de reconhecimento facial Alipay
Cliente testa pagamento por reconhecimento facial em restaurante do KFC

O terminal de pedidos funciona comparando os rostos dos clientes com a foto que estão em suas contas do Alipay para validar o pagamento no totem.

O reconhecimento facial tem sido aplicado com cada vez mais frequência em diversos setores na China.

Já é empregado, por exemplo, no Templo do Céu, famoso lugar turístico de Pequim, para dissuadir quem rouba papel higiênico.

A companhia aérea China Southern também já aplica esse tipo de serviço como substituição dos cartões de embarque dos passageiros.

A automatização se destaca no Oriente Médio e em outras regiões continente asiático.

O aeroporto de Changi, em Cingapura, considerado um dos melhores do mundo, quer um sistema de reconhecimento facial em um novo terminal que abrirá antes do fim deste ano.


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