Folha de S. Paulo


Uber anuncia Dara Khosrowshahi como novo presidente-executivo

Drew Angerer - 7.jul.2016/AFP
(FILES) This file photo taken on July 7, 2016 shows Dara Khosrowshahi, chief executive officer of Expedia, Inc., attending the annual Allen & Company Sun Valley Conference, July 7, 2016 in Sun Valley, Idaho. Khosrowshahi is credited with turning the company into a global travel services behemoth, winning admiration from employees on the journey. Uber is hoping he will now slip into the driver's seat at the controversy-battered ride-sharing service and steer it along a similarly glorious route. The San Francisco-based startup has yet to confirm reports that Khosrowshahi was picked to replace ousted chief Travis Kalanick. / AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Drew Angerer
Dara Khosrowshahi foi escolhido pela Uber para substituir Travis Kalanick

A Uber Technologies anunciou oficialmente como seu novo presidente-executivo Dara Khosrowshahi, que liderou a empresa de turismo on-line Expedia por 12 anos, em comunicado enviado a seus funcionários nesta terça-feira (30).

O conselho da empresa de transporte urbano por aplicativo já tinha escolhido Khosrowshahi como presidente-executivo no domingo (27), disseram duas pessoas à Reuters. Mas a empresa e seu conselho não tinham se manifestado publicamente sobre a decisão uma vez que as negociações sobre o contrato estavam ocorrendo.

A escolha de Khosrowshahi acontece em um momento em que a Uber está tentando se recuperar de uma série de crises que culminaram com a saída do ex-presidente Travis Kalanick, em junho. A indicação também é um passo para preencher vagas na administração da companhia que até o momento não tem vice-presidente financeiro, diretor de engenharia ou diretor jurídico.

"O conselho e a liderança executiva estão confiantes que Dara é a melhor pessoa para liderar a Uber no futuro", escreveram os oito membros do conselho da companhia em mensagem enviada aos funcionários e que foi tornada pública.

Khosrowshahi já comunicou os funcionários da Expedia sobre sua decisão. "Esta foi uma decisões mais difíceis da minha vida", disse ele em mensagem aos empregados da Expedia.

"Tenho que dizer que estou assustado", escreveu Khosrowshahi na mensagem obtida pela Reuters. "Estou na Expedia há tanto tempo que esqueci como era a vida fora daqui."

Khosrowshahi, 48, é um imigrante iraniano que foi aos Estados Unidos com seus país em 1978 durante a Revolução Iraniana. Ele é descrito por quem o conhece como amigável, firme, esperto nos negócios e calmo em situações de caos.


Endereço da página:

Links no texto: