Folha de S. Paulo


Renda fixa ainda oferece oportunidades, mas exige paciência

Marcos Santos/USP Imagens
Um em cada três consumidores brasileiros terminou 2016 inscrito no cadastro de negativados

A queda da taxa de juros vai diminuir a rentabilidade das principais aplicações conservadoras, mas o investidor que quiser obter um ganho maior que o da Selic ainda encontra alternativas dentro da própria renda fixa, sem precisar se expor à oscilação do mercado acionário.

Para aumentar o retorno, o investidor terá que abrir mão de pelo menos um dos pilares do tripé "risco-prazo-volume". Traduzindo: vai ter que apostar em títulos mais arriscados, deixar o dinheiro aplicado por período maior ou acumular mais recursos para pechinchar taxas.

Em primeiro lugar, é preciso ter uma referência de valores. Para Luciano Tavares, da consultoria Magnetis, título com retorno menor que 96% do CDI (taxa de juros cobrada entre os bancos, que acompanha a variação da Selic) é mau negócio. "É mais negócio comprar um Tesouro Selic [título público que acompanha a taxa básica de juros]."

Garimpo na renda fixa - Compare aplicações e veja simulação

MAIS RISCO

Nos grandes bancos de varejo, taxas maiores costumam ser destinadas a quem tem mais dinheiro para aplicar.

Para quem tem poucos recursos, a saída é aceitar correr o risco de uma instituição financeira menor, que tem mais dificuldade para captar dinheiro —e, por isso, oferece um retorno maior.

Com R$ 1.000, é possível encontrar CDBs de bancos com rentabilidade superior a 117% do CDI. Parte do risco é diluída pelo FGC, o Fundo Garantidor de Créditos, que assegura até R$ 250 mil por CPF e por instituição.

"Mas lembrando que, se um banco falir, levará um certo tempo para receber o dinheiro, e você poderá perder a rentabilidade do investimento que fez durante esse período", diz Diana Benfatti, da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Além dos títulos de bancos, há papéis de dívidas emitidos por empresas para financiar suas operações, as debêntures. O problema aqui é a falência da empresa, já que eles não têm cobertura do FGC. Mas o risco pode compensar, considerando que esses papéis precisam pagar mais que títulos públicos para atrair investidores.

PRAZO

As debêntures também pagam mais pois pode haver dificuldade de vender antes do vencimento. "Às vezes é ruim porque não há comprador. Você pode ter que vender por menos do que comprou se estiver precisando do dinheiro", afirma Benfatti.

Quanto mais elástico o prazo, maior costuma ser a taxa oferecida. Isso vale para CDBs, debêntures, Letras de Crédito e outros investimentos. Os RDBs (espécie de CDB sem possibilidade de negociação antecipada), por exemplo, podem render 116% do CDI, mas têm prazo de quatro anos.

INFORMAÇÃO É VITAL

O investidor que não quer expor suas aplicações a um risco que considera muito elevado e também não deseja deixar o dinheiro aplicado por anos a fio pode recorrer ao terceiro item da tríade: o volume, para melhorar seus ganhos na renda fixa.

Isso acontece porque quem tem mais dinheiro para aplicar encontra rentabilidades maiores nos produtos conservadores -ou, no caso dos fundos, taxas de administração menores.

"Quanto mais distribuídos os investimentos, menor o poder de barganha. Vale a pena concentrar primeiro em investimentos de baixo risco, como Tesouro ou fundos com taxa de administração baixa, e depois procurar um produto com rentabilidade melhor", afirma a planejadora Diana Benfatti.

Para quem não tem paciência de esperar para acumular e depois reinvestir, os fundos de investimento podem ser boas alternativas, diz o consultor Marcelo d'Agosto.

"O investidor pega carona em um fundo que consegue um ganho maior por causa do volume maior que tem de patrimônio para aplicar", diz.

COMPARATIVO

O investidor que quer saber onde estão as melhores taxas na renda fixa pode recorrer a aplicativos e plataformas de investimento para facilitar a tomada de decisão.

Assim, é possível comparar taxas, prazos e aplicação mínima para montar uma estratégia de investimento que faça sentido conforme o objetivo de cada um.

Esses aplicativos servem como uma referência para o investidor, afirma Joelson Sampaio, professor da FGV.

"O investidor pode usar as informações para barganhar uma rentabilidade melhor com o seu banco."

Os bancos menores também estão abertos a negociação, principalmente se o investidor tratar diretamente com a tesouraria da instituição e se o volume de recursos for maior, afirma Benfatti.

"Se for uma negociação relevante, vale cotar nas instituições menores quanto elas ofereceriam de retorno para o valor disponível e fazer uma concorrência para ver quem tem a melhor taxa."

-

Aplicações

Ícone - Folha - Renda Fixa - Mercado - Folhainvest - Tesouro Selic

Tesouro Selic

O que é Títulos emitidos pelo governo para se financiar
Como comprar Na corretora
Vantagens Acompanham queda da taxa de juros
Riscos Calote do governo, hipótese considerada remota

Ícone - Folha - Renda Fixa - Mercado - Folhainvest - CDB

CDB

O que é Títulos emitidos por banco para captar dinheiro
Como comprar Na corretora ou nos bancos
Vantagens CDBs de bancos menores têm taxas mais atrativas; garantia do FGC
Riscos Falência do banco; risco aumenta em bancos menores

Ícone - Folha - Renda Fixa - Mercado - Folhainvest - Letras de crédito

Letras de crédito

O que é Títulos emitidos por banco para captar dinheiro
Como comprar Na corretora ou nos bancos
Vantagens Isentas de IR e garantidas pelo FGC; letras emitidas por bancos menores têm taxas mais atrativas
Riscos Falência do banco; risco aumenta em bancos menores

Ícone - Folha - Renda Fixa - Mercado - Folhainvest - Debêntures

Debêntures

O que é Títulos emitidos por empresas para se financiar
Como comprar Na corretora
Vantagens Pagam taxa melhor que a dos títulos públicos
Riscos Empresa pode quebrar

Ícone - Folha - Renda Fixa - Mercado - Folhainvest - Fundos

Fundos de renda fixa

O que é Aplicam em títulos públicos e de empresas
Como comprar Na corretora ou nos bancos
Vantagens Um gestor escolhe melhores alternativas conservadoras para aplicar o dinheiro
Riscos Taxas podem corroer o ganho do investidor


Endereço da página:

Links no texto: