Folha de S. Paulo


Ferrari planeja entrar no segmento de SUVs para tentar dobrar o lucro

A Ferrari estuda lançar um espaçoso veículo utilitário de quatro lugares como parte de uma grande campanha de expansão para além do tradicional nicho nos supercarros esportivos. A ideia é dobrar os seus lucros até 2022.

"Provavelmente vamos lançar [um SUV], mas ao estilo Ferrari", disse o presidente-executivo da lendária marca italiana, Sergio Marchionne.

O modelo é definido dentro da companhia como "o veículo utilitário Ferrari", depois de objeções anteriores de Marchionne ao desenvolvimento de um utilitário esportivo.

No primeiro trimestre de 2018, a empresa anunciará seu novo plano quinquenal, que deve incluir a entrada no segmento de SUVs.

O último plano quinquenal da empresa sob o comando de Marchionne, que deve se aposentar em 2021, terá por meta elevar as entregas anuais para além do limite de 10 mil carros que a empresa vem se impondo, que permite que a companhia opere sob normas de consumo de combustível muito menos rigorosas.

Segundo Marchionne, a unidade de Maranello, onde Enzo Ferrari fundou a empresa, há 70 anos, tem o potencial de dobrar sua produção.

Nos termos do plano, com normas ambientais mais severas, a companhia também fabricaria mais modelos híbridos a fim de elevar a eficiência energética de seus veículos e atrair novos compradores de alto poder aquisitivo.

Desde que assumiu o comando da Ferrari, em 2014, Marchionne, 65, vem pressionando por uma elevação no volume de produção e abandonou o limite anterior de 7.000 carros por ano que a companhia respeitava. Embora essa abordagem traga um risco de diluição do prestígio da marca, o executivo fez acompanhar o crescimento no volume de entregas por lançamentos exclusivos como o conversível LaFerrari Aperta, de US$ 2,1 milhões.

Ele agora quer acelerar seus esforços a fim de garantir a independência da Ferrari, em um momento no qual a indústria automobilística enfrenta o desgaste da transição para os carros elétricos.

Entre os projetos sob avaliação está um carro para a família, de quatro portas, que teria mais espaço que o atual GTC4Lusso, de duas portas.

A Ferrari de grande porte seria direcionada aos consumidores asiáticos, especialmente os chineses, e poderia contribuir com 2.000 unidades anuais para a produção da empresa.

FERRARI
2º tri de 2017

Faturamento
€ 920 milhões

Lucro
€ 136 milhões

Número de funcionários
3.115

Unidades entregues
2.332

Concorrentes: Maserati, Lamborghini, Porsche, Aston Martin, Maclaren


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