Folha de S. Paulo


JBS convoca assembleia para discutir saída de família Batista

Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO/SP-BRASIL,29/08/13 wesley Batista (esq) e Joesley Batista (dir), donos da friboi na cerimonia de entrega do premio as Melhores da Dinheiro 2013 no Credicard Hall .(Foto: Zanone Fraissat /MONICA BERGAMO)
Os irmãos Wesley (esq.) e Joesley Batista, donos da JBS; BNDESPar quer saída da família da empresa

A JBS informou nesta quarta-feira (26) que convocou uma assembleia extraordinária de acionistas para 1º de setembro para deliberar, entre outros assuntos, sobre pedido do BNDESPar.

Em junho, o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, afirmou que o BNDESPar, braço de participações do grupo, pediu a convocação de assembleia extraordinária da JBS para discutir a eventual saída de membros da família controladora Batista da gestão da empresa.

Na ocasião, Castro afirmou que o encontro pedido pela BNDESPar e outros minoritários busca avaliar como a maior processadora de carnes do mundo está enfrentando reagindo o cenário atual de crise de crédito e tomando as medidas para aumentar a profissionalização da empresa.

"Queremos uma requalificação na diretoria e no conselho de administração da companhia", disse Castro. "Manter o valor da companhia é nossa obsessão e todas as medidas para conseguir isso serão tomadas".

A JBS afirmou que a assembleia vai discutir "medidas a serem tomadas [...] com relação às responsabilidades por prejuízos causados à companhia por administradores, ex-administradores e controladores envolvidos nos atos ilícitos confessados nos acordos de colaboração premiada", segundo trecho do comunicado.

Em maio, os irmãos Joesley e Wesley Batista renunciaram aos postos de presidente e vice-presidente do conselho da JBS, após formalização de acordos de delação premiada de executivos da J&F com o Ministério Público. Além disso, a controladora J&F, que detém cerca de 42% da JBS, fechou acordo de leniência, com pagamento de multa recorde de R$ 10,3 bilhões.

Wesley foi substituído por seu pai, José Batista, na vice-presidência do conselho, e seguiu como membro do colegiado e como presidente-executivo da companhia.


Endereço da página:

Links no texto: