Folha de S. Paulo


Diária de hotel fracionada ajuda a economizar em viagem corporativa

Bruno Santos/Folhapress
Matheus Janjão, no escritório da HotelQuando, em SP
Matheus Janjão, no escritório da HotelQuando, em SP

Reserva fracionada de quartos de hotel e acompanhamento em tempo real de preços de passagens são saídas para cortar gastos com viagens corporativas.

A plataforma HotelQuando, por exemplo, permite o agendamento por hora, em vez de diária. Segundo pesquisa realizada pela empresa, 40% das viagens corporativas no país demandam só uma noite de hospedagem.

A ClickBus, portal de venda de passagens de ônibus, passou a reservar quartos nessa modalidade.

"Alguns funcionários da ClickBus viajam até quatro vezes por semana. A reserva de hotel por hora garantiu uma economia de 40% nas nossas despesas com hospedagem", afirma o executivo Marcel Bianchi.

Fundada há três anos, a HotelQuando tem mil empresas cadastradas e realiza até 5.500 reservas por mês.

É possível fazer agendamentos por três, seis, nove ou 12 horas. A taxa cobrada pela empresa gira em torno de R$ 20. Para Matheus Janjão, diretor da companhia, a economia pode chegar a 60%, na comparação com a diária.

TEMPO REAL

Na Intercan, a aposta é no sistema que permite o acompanhamento em tempo real dos preços de passagens aéreas. Para garantir agilidade, o funcionário da empresa não precisa passar por outra pessoa, como um profissional de vendas, para realizar a compra do bilhete.

"Alguns clientes já reportaram economia de até 20% na compra de passagem aérea", afirma o responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da Intercan, Fabrício Gabrielli.

Já a Viajor investe na gestão de deslocamento via software. O público são empresas pequenas que têm grande volume de viagens.

"Fazemos todo o planejamento e roteirização, normalmente com um serviço integrado com a agência de viagem", diz uma das fundadoras da Viajor, Daniele Amaro.

Segundo Amaro, o próprio funcionário se torna o comprador, já que o programa permite fazer a comparação on-line dos preços de várias companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos.

"Além disso, o viajante reduz etapas de aprovação, desde que atenda às regras determinadas pela política de viagem da empresa."

No fim, a economia depende da maleabilidade da empresa para a compra dos produtos. Quanto mais flexível, permitindo a compra de passagens em prazos mais curtos, por exemplo, menor será a redução de custos. "A economia varia entre 15% e 30%", diz Amaro.

ROTINA DE VIAGEM

Para reduzir os custos das empresas na estrada, a Globalis, empresa do grupo Flytour especializada na área corporativa, faz uma análise da rotina de viagem da companhia e estuda toda a movimentação, para chegar nas melhores opções de transporte, traslado e hospedagem.

"Fazemos um mapeamento e conseguimos identificar onde está o escape de recursos da empresa", afirma o diretor-executivo da Globalis, Reginaldo Albuquerque.

A concentração de negócios em uma companhia aérea ou em poucos hotéis, por exemplo, pode garantir desconto de até 15%.

"Além disso, trabalhamos com os chamados acordos compartilhados para as pequenas empresas que não têm volume tão alto para garantir preços menores", acrescenta Albuquerque.

Nesse modelo, a Globalis repassa seus descontos para os pequenos clientes.


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