Folha de S. Paulo


Sindicato repudia contratação de veterinários temporários e confirma protesto

Edson Silva/Folhapress
BARRETOS, SP, BRASIL, 25-11-2008: Funcionários trabalham na linha de produção do frigorífico Minerva, em Barretos, interior de São Paulo. (Foto: Edson Silva/Folhapress, Folha Ribeirao
Funcionário em frigorífico em SP

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) criticou a decisão do governo de contratar em caráter temporário médicos veterinários para as atividades de fiscalização agropecuária e confirmou uma mobilização de 48 horas, entre 24 e 25 de julho, em protesto contra a medida.

Em nota nesta quinta-feira (20), a entidade afirmou que a contratação temporária "é mais um paliativo e não soluciona os problemas pelos quais vem passando a fiscalização agropecuária".

A crítica do Anffa Sindical ocorre um dia depois de uma portaria conjunta dos ministérios do Planejamento e da Agricultura autorizar a contratação temporária de 300 médicos veterinários para auxiliar na inspeção de produção de carnes.

A contratação foi autorizada após os EUA suspenderem a compra de carne in natura do Brasil, alegando problemas sanitários, em meio a consequências de uma investigação, a Operação Carne Fraca, que expôs problemas na fiscalização em frigoríficos do país.

"Diversos países importadores exigem que a fiscalização seja feita por inspetores dos serviços oficiais. Assim, o consumidor nos países importadores terá um produto inspecionado por servidores, e o brasileiro consumirá um produto submetido a outro modelo, rejeitado nos EUA e nos países que compõem a UE.", afirmou o sindicato dos fiscais.

O Anffa Sindical também disse que o número de contratações é insuficiente e que a categoria necessitaria de pelo menos 1.600 profissionais.

No último dia 17, o Anffa Sindical já realizou uma mobilização em relação ao tema, recomendando que nenhum auditor acessasse os sistemas do Ministério da Agricultura relacionados a exportações ou importações. Não houve grande impacto nas operações.


Endereço da página:

Links no texto: