Folha de S. Paulo


Jaguar Land Rover usa jogos e enigmas para preencher cargos de engenharia

Darren Staples - 30.jan.2017/Reuters
Operário em fábrica da Jaguar Land Rover no Reino Unido
Operário em fábrica da Jaguar Land Rover no Reino Unido

Quer trabalhar para a Jaguar Land Rover? Resolver enigmas pode melhorar suas chances.

A montadora anunciou que recrutará 5.000 trabalhadores ainda neste ano, entre os quais mil engenheiros eletrônicos e de software.

A pegadinha? A Jaguar Land Rover quer que os interessados baixem um app com uma série de enigmas a resolver, que, segundo ela, servem como teste para as capacitações de engenharia que a montadora espera atrair.

Embora candidatos tradicionais devam continuar a ser considerados, as pessoas que resolverem com sucesso os problemas propostos pelo app terão "prioridade em suas oportunidades de emprego", anunciou a Jaguar Land Rover, controlada pela Tata Motors da Índia.

O esforço de recrutamento da montadora é incomum, mas nada tem de único. Número crescente de empregadores estão recorrendo a métodos alternativos para selecionar pessoal.

No passado, as companhias dependiam de eventos de promoção e de anúncios de empregos para atrair candidatos, mas agora precisam ser cada vez mais inventivas para encontrar os candidatos com o conhecimento técnico e a capacitação de que necessitam.

NATUREZA DO EMPREGO

"A natureza do empre- go está mudando, e o que deveríamos estar procurando também está mudando", afirma Barbara Marder, sócia sênior da Mercer, consultoria de recursos humanos que tem participação acionária na Pymetrics, empresa que produz jogos para fins de recrutamento.

Marder diz que esses jogos não estão em uso há tempo suficiente para que existam dados amplos sobre sua efetividade. Ainda assim, afirmou, eles podem ser mais úteis que os testes e entrevistas tradicionais.

Os jogos podem testar diferenciais dos entrevistados.

"Eles são muito eficientes para atrair candidatos e manter seu interesse, tendo em vista a capacidade de concentração curta da geração milênio", disse a sócia da Mercer. "E esse não é um desafio insignificante."

No caso da Jaguar Land Rover, os candidatos são convidados a explorar uma garagem que é propriedade da banda Gorillaz e a montar um carro-esporte da Jaguar. Quando concluem esse estágio, têm de superar uma série de enigmas de decodificação.


Endereço da página: