Folha de S. Paulo


No Brasil, Google é alvo de processo por prática que rendeu multa na UE

Stephen Lam - 13.nov.2015/Reuters
Sede do Google em Mountain View, nos Estados Unidos
Sede do Google em Mountain View, nos Estados Unidos

O Google também é processado no Brasil por se aproveitar da popularidade de seu mecanismo de busca para favorecer o Google Shopping, seu serviço de comparação de preços, o que rendeu uma multa de quase R$ 9 bi à empresa na União Europeia.

Em 2011, a E-Commerce, então dona das empresas Buscapé e BondFaro, fez uma denúncia ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), argumentando que a posição de destaque dada aos resultados do Google Shopping prejudica as demais empresas.

A reclamação é de que quando alguém procura um produto, como uma geladeira, a comparação de preços feita pelo Google aparece antes dos links dos serviços concorrentes, afastando potenciais consumidores.

A possibilidade de lojas pagarem para aparecer nos melhores resultados do Google Shopping foi aberta em 2013. No mesmo ano, foi instaurado um processo com base na denúncia do Buscapé. Antes, o serviço do Google se chamava Product Search, e funcionava gratuitamente.

Antonio Coelho Lima Jr., executivo do site JáCotei, se queixa da prática da empresa. "Quando faz isso, o Google não está cumprindo a prática de dar os resultados mais relevantes primeiro. Demonstra que primeiro vem a empresa, depois o consumidor", afirma.

Segundo Lima Jr., os acessos de seu site, que existe desde 2000, caíram mais de 40% após o Product Search ganhar um espaço privilegiado na busca, em 2009. Ele criou um programa de milhas para tentar fidelizar seus clientes na época.

O processo está em análise na Superintendência-Geral do Cade. Procurado, o Google afirmou que não se pronuncia sobre o assunto.

Ao Cade, porém, a empresa se defende afirmando que "o Buscapé permanece o maior site de comparação de preços no Brasil", e que "o tráfego orgânico e patrocinado do Google para o Buscapé cresceu substancialmente desde o ano de 2011, quando a suposta conduta [anticoncorrencial] teria ocorrido".

O Yelp também fez um denúncia contra o Google no Cade em 2016, mas se referindo às resenhas de restaurantes, hotéis e lojas fornecidas pelas Google Maps, que, assim como o serviço de compras, aparecem à frente dos concorrentes nas pesquisas.

POR TRÁS DO ALGORITMOComo o serviço do Google prejudica os concorrentes, de acordo com a Comissão Europeia

Endereço da página:

Links no texto: