Folha de S. Paulo


BNDES quer discutir saída de família Batista do conselho da JBS

Pedro Ladeira/Folhapress
LAPA, PR, BRASIL, 21-03-2017, 12h00: O ministro da Agricultura Blairo Maggi realiza visita técnica e vistoria na planta do frigorífico SIF 530, da Seara, do grupo JBS. Esta é uma das plantas investigadas na operação Carne Fraca da Polícia Federal, e está com a licença de exportação suspensa.
Fábrica da JBS no Paraná

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Rabello de Castro, confirmou nesta segunda-feira (26) que o BNDESPar, braço de participações do grupo, pediu a convocação de assembleia extraordinária de acionistas (AGE) da JBS para discutir a eventual saída de membros da família controladora Batista da gestão da empresa.

"O ideal é que a companhia esteja completamente profissionalizada", disse Castro a jornalistas após lançar um portal do BNDES para empréstimos a micro e pequenas empresas em evento em São Paulo.

Em maio, os irmãos Joesley e Wesley Batista renunciaram aos postos de presidente e vice-presidente do conselho da JBS, após formalização de acordos de delação premiada de executivos da J&F com o Ministério Público. Além disso, a controladora J&F, que detém cerca de 42% da JBS, fechou acordo de leniência, com pagamento de multa recorde de R$ 10,3 bilhões.

Wesley foi substituído por seu pai, José Batista, na vice-presidência do conselho, e seguiu como membro do colegiado e como presidente-executivo da companhia.

Para Castro, o pedido de AGE não é uma perseguição pessoal, mas o dever de um acionista de defender seus interesses na companhia. A BNDESPar tem 21,3% na JBS.

Desde a véspera da deflagração da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investiga uma esquema em corrupção envolvendo frigoríficos com fiscais agropecuários, no dia 17 de março até a sexta-feira passada, as ações da JBS já caíram 47,6%. No período, o Ibovespa recuou 7,1%.

De acordo com o presidente do BNDES, o encontro pedido pela BNDESPar e outros minoritários busca avaliar como a maior processadora de carnes do mundo está enfrentando reagindo o cenário atual de crise de crédito e tomando as medidas para aumentar a profissionalização da empresa.

"Queremos uma requalificação na diretoria e no conselho de administração da companhia", disse Castro. "Manter o valor da companhia é nossa obsessão e todas as medidas para conseguir isso serão tomadas".

Ele adicionou que ainda não há uma data prevista para a AGE, que pode acontecer nas próximas semanas.


Endereço da página: