Folha de S. Paulo


Após suspensão ao Brasil, Minerva vai atender EUA com carne do Uruguai

Silva Junior/Folhapress
EUA suspendem importação de carne in natura do Brasil por preocupações sanitárias
EUA suspendem importação de carne in natura do Brasil por preocupações sanitárias

A Minerva, uma das maiores produtoras de carne bovina da América do Sul, afirmou em nota nesta sexta-feira (23) que a suspensão aos produtos in natura do Brasil pelos Estados Unidos não compromete o volume de exportações da companhia.

A empresa afirmou que vai atender aos clientes americanos com o produto de suas unidades situadas Uruguai, enquanto persistir o embargo anunciado nesta quinta (22).

As vendas das unidades brasileiras da Minerva para os Estados Unidos representaram cerca de 1,5% das exportações consolidadas da companhia no primeiro trimestre, segundo a empresa.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que vai viajar aos Estados Unidos para prestar todos os esclarecimentos necessários e tentar reverter a suspensão de compra de carne.

Blairo disse, em mensagem publicada nas redes sociais, que viajará acompanhado de uma equipe do ministério para "fazer as discussões necessárias e restabelecer esse mercado tão importante que o Brasil conquistou nos últimos anos".

DESTINOS DA CARNE 'IN NATURA' BRASILEIRA - Venda de janeiro a maio de 2017, em US$ milhões

SUSPENSÃO

O Departamento de Agricultura americano anunciou que os Estados Unidos suspenderam todas as importações de carne bovina in natura do Brasil devido a recorrentes preocupações sanitárias com os produtos.

A medida ocorre após o órgão ter aumentado em março a realização de testes para a carne fresca e produtos prontos de carne do Brasil, como precaução após a Operação Carne Fraca, que revelou um esquema ilegal de fornecimento de produtos alimentícios alterados ou adulterados com a participação de empresários e fiscais do Ministério da Agricultura.

Blairo disse que todas as medidas corretivas para as exigências apresentadas pelos americanos já estão sendo tomadas. Segundo o ministro, o embargo temporário atinge 13 unidades brasileiras, sendo que cinco já tinham sido suspensas preventivamente pelo Brasil, embora estivessem habilitadas para exportar aos EUA.


Endereço da página:

Links no texto: