Folha de S. Paulo


Campanhas com temática social fazem sucesso e colecionam Leões em Cannes

Não basta ser criativo e ter uma grande sacada.

Neste ano, para ganhar estatuetas de Leão no festival internacional de publicidade Cannes Lions, é preciso uma mensagem de transformação social, apoiar alguma causa.

Uma das campanhas mais premiadas até agora, "Garota Destemida", estátua em bronze a desafiar o icônico touro na calçada de Wall Street (NY), arrebatou três Grand Prix (prêmio máximo em cada categoria) só na primeira noite e já totaliza 17 Leões.

A estátua é a estrela de campanha da agência McCann de Nova York para o State Street Global Advisors, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, sobre a importância da diversidade de gênero nos conselhos das empresas.

Além de chamar a atenção para a causa, a campanha fez aumentar em 134% a captação de um fundo da gestora voltado para investimentos em empresas que se destacam por ter mulheres em posições de liderança.

Até campanhas de cerveja, que costumavam ser machistas, aderiram aos novos tempos. Do México, a Tacate ganhou um Leão de Ouro (categoria Glass) ao se posicionar ostensivamente contra a violência doméstica, declarando que não quer ser consumida por homens que não respeitam as mulheres.

Do Brasil, ao menos três campanhas premiadas tratam da questão da desigualdade de gênero.

"Mulheres Forbes", da Ogilvy, para a revista "Forbes", chama a atenção para a diferença de remuneração e a presença tímida de mulheres na famosa lista de bilionários da revista. A campanha levou dois Leões de Ouro em Impresso com fotomontagens de Billie Gates, Marcia Zuckerberg e Carla Slim. Na pele de mulher, Bill Gates seria 21% mais pobre e cairia da 1ª para a 4ª colocação no ranking.

A mesma Ogilvy faturou o primeiro Leão da história para o Brasil na categoria Glass, criada há três anos para abrigar exclusivamente campanhas que falam de gênero e discutem preconceitos: um Leão de Bronze para "Meninas Fortes", para o Nescau, que mostra meninas que se realizam pelo esporte.

"Woman Interrupted" (app que mede quantas vezes uma mulher é interrompida por homens em reuniões) rendeu um Leão de Prata em RP (Relações Públicas) para as agências BETC e Giusti Comunicação.

O Brasil contabiliza até agora 88 Leões no festival, que começou no dia (17) e termina no sábado (24).


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