Folha de S. Paulo


Para Fiat Chrysler, pior da crise econômica no Brasil já passou

Danilo Verpa - 6.abr.2016/Folhapress
Para o presidente da Fiat Chrysler, Stefan Ketter, o pior da crise brasileira ficou para trás
Para o presidente da Fiat Chrysler, Stefan Ketter, o pior da crise brasileira ficou para trás

Para o presidente da Fiat Chrysler na América Latina, Stefan Ketter, o pior da crise brasileira ficou para trás e a economia agora está no rumo do crescimento.

"O vale passou. Certamente vamos à recuperação", afirmou nesta terça (30) durante fala no Fórum de Investimentos Brasil 2017, realizado em São Paulo.

Ele citou dados recentes que apontam crescimento no número de emplacamentos no país.

Ketter, que participa das decisões de investimento da montadora no mundo, diz que o setor automotivo precisa pensar num crescimento sustentável no Brasil, país que, em sua avaliação, tem capacidade "muito grande".

"Com dois anos de crise, essa indústria sempre tende a entrar em grandes desesperos. Desespero esse que sabemos que destrói valor", disse Ketter.

O diretor mundial de operações comerciais da Bayer AG, Marc Reichardt, afirmou que a empresa vê o momento vivido pelo país com "certo otimismo" diante das reformas que vêm sendo conduzidas pelo governo.

Segundo ele, a visão da empresa no país é de longo prazo.

"Penso que um momento como esse para nós é simplesmente um momento a mais", afirmou.

Para o presidente da alemã Siemens no Brasil, Paulo Ricardo Stark, há muitos investimentos represados no país aguardando a estabilização para se concretizarem.

"Quanto mais rápido se conseguir estabilidade política, melhor para o país e para investidores que dependem disso para tomar decisões", disse.

Mais cedo, na abertura do evento, Temer tentou reforçar que o governo continua comprometido com as reformas propostas, como a trabalhista e a previdenciária, mesmo em meio à crise política que se instaurou desde que foi divulgada sua conversa com Joesley Batista, da JBS.

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 30-05-2017: Presidente Michel Temer (PMDB) passa ao lado do prefeito Joao Doria (PSDB) na abertura do Forum de Investimentos Brasil 2017 no Hotel Grand Hyatt, em Sao Paulo (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, PODER).
O presidente Michel Temer fala durante abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2017, em São Paulo

"O senhores encontram aqui uma economia que se recupera e se moderniza. Encontram um governo determinado a completar reformas que estão abrindo oportunidades a todos", disse.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reiterou por sua vez o compromisso com a manutenção das reformas e negou que exista a possibilidade de uma retomada da política econômica da ex-presidente Dilma Rousseff.

Meirelles disse não ver atualmente "em qualquer possibilidade, clima para uma volta atrás". Ele também participou do fórum em São Paulo nesta terça.

"Não vemos hoje no país condições ou pessoas que tenham de fato possibilidade de influenciar o destino do país num futuro próximo que estejam propondo reversão dessas políticas. Não vejo aqui uma iminência de que vamos voltar à nova matriz econômica, que trouxe o Brasil a essa crise", afirmou o ministro, sem mencionar diretamente a ex-presidente.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que a reforma trabalhista será aprovada ainda nesta semana no Senado. A pressa em avançar a proposta tem o objetivo de mostrar que o governo preserva sua força no Congresso, apresar da crise política que enfrenta.

O plano, contudo, já foi abandonado. Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, o Planalto concordou com um acordo costurado entre líderes na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para votar a reforma trabalhista no colegiado apenas na próxima terça-feira (6).


Endereço da página:

Links no texto: