Folha de S. Paulo


Senado aprova socorro aos Estados, e projeto vai à sanção

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de socorro aos Estados em calamidade financeira. O texto-base foi aprovado por 56 votos favoráveis e 9 contrários. Os senadores rejeitaram três destaques que poderiam mudá-lo.

Como não houve mudanças na proposta aprovada anteriormente pela Câmara, o texto segue para sanção do presidente Michel Temer.

Assim como fez na votação na Câmara, em abril, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) acompanhou a discussão desta quarta-feira no plenário do Senado.

O Rio é o primeiro da fila de interessados no socorro. Rio Grande do Sul e Minas Gerais também são candidatos ao socorro financeiro.

O programa permite que Estados em calamidade financeira deixem de pagar a dívida com a União e com os bancos estatais por três anos. Para o benefício, é preciso que seja feito um ajuste fiscal rigoroso: com privatização de estatais e congelamento de salários de servidores.

O projeto não estava inicialmente na pauta do Senado desta quarta, mas foi incluído após aprovação de um requerimento de urgência, o que desobrigou sua tramitação em comissões.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu 12 governadores que pediram a aprovação do projeto. O peemedebista combinou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o Senado votaria o projeto de socorro aos Estados nesta quarta e que a Câmara apreciará o projeto de convalidação dos incentivos fiscais na próxima terça (23).

O texto aprovado pela Câmara e pelo Senado alivia as contrapartidas, mas recebeu a bênção do governo federal.

Uma derrota para o Ministério da Fazenda foi a derrubada, na Câmara, do aumento da contribuição previdenciária dos servidores, de 11% para no mínimo 14%, como condição para a ajuda aos Estados. O governo pretendia restabelecer essa medida no Senado, mas desistiu, pois isso faria o texto voltar à Câmara novamente.

O projeto também amplia a lista de ativos que podem ser privatizados sob supervisão da União para que os Estados reequilibrem suas contas. Além de empresas de energia, saneamento e bancos, o texto incluiu um "outros", o que abrirá a possibilidade de entrega de imóveis ao governo federal.

Também caiu a exigência de que os Estados não possam conceder benefícios e vantagens a servidores durante a vigência do programa de socorro, como licença-prêmio, e reajustes automáticos de acordo com o tempo de trabalho do funcionário no serviço público.

Os governadores também conseguiram reduzir de 20% para 10% o enxugamento nos incentivos fiscais concedidos.

Os deputados também permitiram a inclusão de outras dívidas estaduais e municipais na renegociação com o governo federal.

A mudança beneficia principalmente Goiás e a cidade de São Paulo. A capital tem R$ 1,2 bilhão em dívidas que se enquadram na regra aprovada e que deverão ser renegociadas em condições mais favoráveis do que as atuais.

Pelo texto original, só as dívidas de 1997 e as contraídas com determinadas linhas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), como a de investimentos feitos para a Copa, tinham sido contempladas. Com a alteração, dívidas de 1993, dos Estados com o FGTS, também podem ser refinanciadas com prazo maior.

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Socorro aos Estados

Saiba quais são as contrapartidas exigidas pela Câmara

PRIVATIZAÇÃO

Proposta original

Empresas estaduais de energia, saneamento e bancos poderiam ser privatizadas

O que a Câmara aprovou

Outros ativos podem ser privatizados, e imóveis poderão ser entregues à União

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SERVIDORES

Proposta original

Estados não podem conceder benefícios a servidores durante a vigência do programa

O que a Câmara aprovou

Podem conceder se aprovarem leis de responsabilidade fiscal limitando as despesas

*

INCENTIVOS FISCAIS

Proposta original

Exigência de redução de 20% nos incentivos fiscais já concedidos a empresas

O que a Câmara aprovou

Redução de só 10%

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CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Proposta original

Alta de 11% para ao menos 14% na contribuição previdenciária de servidores

O que a Câmara aprovou

Foi mantida em 11%

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JUDICIÁRIO

Proposta original

Fundos típicos do Judiciário vão para o Executivo se excederem as despesas do Poder

O que a Câmara aprovou

Excedente de caixa será gerido pelo Judiciário


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