Folha de S. Paulo


BNDES instaura comissão para apurar operações com JBS

Nicola Pamplona/Folhapress
Funcionários do BNDES criticam acusações da Polícia Federal
Funcionários do BNDES criticam acusações da Polícia Federal

O BNDES abriu nesta terça (16) comissão interna para apurar as denúncias investigadas pela Operação Bullish, da Polícia Federal, que levou 37 pessoas para condução coercitiva na última sexta (12).

A operação apura aportes feitos pelo braço de participações do banco, o BNDESPar, na JBS, uma das empresas beneficiadas pela política de campeões nacionais dos governos Lula e Dilma.

Segundo o BNDES, a comissão vai "avaliar todos os fatos relacionados às operações realizadas pelo Sistema BNDES com a empresa JBS, tendo em vista o inquérito em andamento da Polícia Federal e o interesse da diretoria e dos empregados do banco na apuração dos fatos e atos relacionados a essas operações".

Nesta terça, a Associação dos Funcionários do BNDES divulgou nota de repúdio à atuação da PF, na qual criticam as conduções coercitivas.

"Independente de qualquer consideração acerca dos fatos investigados em si, os signatários repudiam as conduções coercitivas realizadas, desnecessárias de desproporcionais, em desrespeito aos direitos fundamentais dos conduzidos", diz o texto.

Desde sexta, eles estão em estado de greve e vêm realizando atos na sede do banco. Nesta quarta (17), se encontrarão com a diretoria, para definir se paralisam as atividades.

Editoria de Arte/Folhapress
VALE ESTE Operações sob suspeita

*

UMA APÓS A OUTRA
Grupo J&F, que controla a JBS, já foi alvo de quatro operações da PF

jul.2016
Operação Sépsis
> Suspeita de que a Eldorado Celulose, do grupo J&F, teria pago propina para obter recursos do fundo de investimentos do FGTS. A PF realizou buscas na sede do grupo e na casa de seu dono, Joesley Batista, em SP

set.2016

Operação Greenfield
> Eldorado Celulose é suspeita novamente de ter recebido recursos irregulares de fundos de pensão. Justiça determina que Joesley e seu irmão Wesley Batista se afastem dos cargos de chefia

jan.2017
Operação "Cui Bono?"
> J&F é suspeita de ter se beneficiado de um esquema de concessão de créditos pela Caixa Econômica Federal, devido a uma troca de mensagens entre Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, então executivo da Caixa, sobre pedidos de empréstimo ao grupo

mar.2017
Operação Carne Fraca
> JBS, da J&F, é suspeita de pagar fiscais do Ministério da Agricultura em troca da liberação de certificados sem que fosse realizada fiscalização


Endereço da página:

Links no texto: