Folha de S. Paulo


Petrobras vai exercer direito de preferência no pré-sal, diz ministro

Ueslei Marcelino - 30.set.2015/Reuters
Trabalhador pinta tanque da Petrobras em Brasília, Brasil 30/09/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo
Petrobras poderá decidir sobre a aquisição de áreas do pré-sal durante leilões de partilha de produção

A Petrobras vai exercer o direito de preferência nos dois leilões do pré-sal previstos para 27 de outubro, mas não em todas as áreas leiloadas, disse nesta terça-feira (16) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

O presidente da estatal, Pedro Parente, declarou em outro evento que a empresa vai olhar as licitações com "muito interesse".

"Eles informalmente já sinalizaram que irão sim exercer o direito de preferência em algumas áreas, e eles estão analisando na lógica da empresa", declarou o ministro a jornalistas, durante evento no Rio de Janeiro.

De acordo com regra recém-publicada, a Petrobras poderá decidir sobre a aquisição de áreas do pré-sal durante leilões de partilha de produção, nas disputas em que a petroleira exerceu o seu direito de preferência para ser a operadora de blocos.

"Ela vai exercer nos dois leilões... acredito que vai exercer nos dois, até porque nas áreas unitizáveis ela já é operadora e faz todo sentido exercer direito", completou o ministro.

Um dos leilões do pré-sal vai ofertar, na chamada segunda rodada, quatro áreas adjacentes a descobertas já realizadas, chamadas Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato do Mato.

A não obrigatoriedade de ser a operadora única no pré-sal deu à Petrobras a flexibilidade de não se comprometer com os altos investimentos necessários para a exploração em águas ultraprofundas, caso estime que haverá um impacto muito grande em seu caixa, dependendo do lance do leilão.

Antes, empresa tinha a obrigação de ser operadora única, com no mínimo 30% de participação.

Na terceira rodada, serão ofertados os prospectos Pau-Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central. Nesta licitação, a expectativa é de uma arrecadação, somente com bônus de assinatura, de cerca de R$ 4,5 bilhões.

Isso representa cerca de metade do total que o governo espera arrecadar com bônus em leilões deste ano, que incluem ainda uma licitação de áreas em regime de concessão, em setembro.

PARENTE

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta terça-feira que há "excelentes áreas" tanto no pré-sal quanto no pós-sal, e que a companhia vai olhar "com muito interesse os próximos leilões".

"Vamos olhar todas as áreas. E aquelas de interesse da companhia dentro do processo de priorização de investimentos, nós vamos participar", declarou Parente a jornalistas, após evento em Londres.

Parente falou ainda sobre uma melhora recente do interesse de investidores pelo Brasil e pela Petrobras.

"Mais do que para a Petrobras, o que posso testemunhar é um enorme interesse... na volta do Brasil a fazer leilões, a oferecer áreas para operação especialmente no pré-sal brasileiro", afirmou ele, dizendo também estar "bastante otimista em relação à possibilidade de uma boa competição nestes leilões".

Tanto o ministro como Parente celebraram os resultados da captação de US$ 4 bilhões de dólares em títulos pela Petrobras na véspera.

Para Coelho Filho, isso marca uma "nova fase" da empresa, enquanto Parente destacou que as taxas aceitas foram positivas para a companhia. "Achamos que temos boas notícias, boas coisas acontecendo na companhia...", disse o presidente da Petrobras.


Endereço da página: