Folha de S. Paulo


Reforma da Previdência fez robôs abarrotarem caixas postais, dizem deputados

Reprodução
Tela mostra controle do servidor indicando que as mensagens foram excluídas sem ser lidas
Tela mostra controle indicando que mensagens enviadas aos endereços públicos dos deputados foram excluídas sem ser lidas

Mesmo entre os 16% dos gabinetes de deputados que responderam ao teste de mensagens da Folha, a relação com os e-mails de eleitores varia bastante.

Há os que responderam em 24 horas, como Vitor Lippi (PSDB-SP), e os que em maio ainda apagavam sem ler mensagens recebidas em março, como um representante do PSD da bancada nordestina.

Há os que dizem receber diariamente "centenas ou milhares" de e-mails, caso do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), e os que falam em 5 por dia, como Ronaldo Benedet (PMDB-SC).

Propostas de amplo impacto, como as reformas trabalhista e previdenciária, fazem o número se multiplicar por 2, 10 ou 100, segundo relatos dos gabinetes.

Um a cada sete deputados declara ler pessoalmente todos os e-mails e responder aos importantes.

No levantamento da Folha, foram assinadas pelos próprios parlamentares as respostas de Antonio Goulart (PSD-SP), Bilac Pinto (PR-MG), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Keiko Ota (PSB-SP), Luiz Sérgio (PT-RJ), Marcos Abrão (PPS-GO), Marcus Pestana (PSDB-MG), Sandro Alex (PSD-PR) e Yeda Crusius (PSDB-RS).

Segundo os gabinetes, mesmo quando a mensagem não é repassada diretamente ao congressista, ele é informado sobre as manifestações dos eleitores.

CONFIRA SE SEU REPRESENTANTE RESPONDEU E LEIA ABAIXO AS RESPOSTAS

CANAL ABERTO - Gabinetes que responderam a mensagem sobre a reforma da Previdência

As respostas estão em ordem alfabética do primeiro nome do deputado.

ADÉRMIS MARINI

Quem recebe e tria as mensagens?

A assessoria de gabinete em Brasília.

Quem responde às mensagens?

Os assessores.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens com identificação e fundamentos baseados em argumentos são repassadas diretamente ao deputado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Não sei quantificar. O deputado costuma responder mensagens rotineiramente.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Afetam bastante.

ANA PERUGINI

Quem recebe e tria as mensagens?

O gabinete de Brasília.

Quem responde às mensagens?

A assessoria em Brasília.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Desconhecemos essa prática.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Todas as mensagens são repassadas para a deputada, que já tem uma posição definida sobre o tema.

ANTONIO GOULART

As mensagens que nos chegam são de extrema importância para sabermos de fato quais são as demandas da população e avaliarmos, constantemente, nosso trabalho parlamentar.

Por isso, desenvolvemos um processo para não deixar escapar nada.

A equipe de comunicação produz relatórios diários sobre a quantidade e o teor das mensagens que nos chegam.

Eu acompanho diariamente esses relatórios porque me dão a visão do todo.

A equipe também tem a responsabilidade de fazer a triagem, responder às mais simples e encaminhar uma parcela das manifestações diretamente para mim.

Isso porque, todos os dias, reservo uma parte do meu tempo para responder eu mesmo as mensagens que chegam. Entre elas estão as que a comunicação separa e outras mensagens também.

O volume de mensagens respondidas varia conforme a disponibilidade de tempo, mas nada é apagado ou fica sem resposta. A única coisa que não respondemos são os SPAMs.

Quanto aos critérios, evidentemente, me chegam as mensagens mais sensíveis, aquelas que a equipe de comunicação entende que eu deva priorizar.

Mas eu respondo o restante também, aquilo que entender que devo responder, simplesmente, e não importa se são críticas ou mensagens de apoio.

Essa tarefa exige de mim muito foco e disciplina. Já tenho uma certa idade, eu sou, como se diz, 'das antigas'. Gosto mesmo é de uma conversa ao pé do ouvido, do fio do bigode, do olho no olho.

Sempre que eu ou a equipe entender ser necessário, chamamos o eleitor, ou até mesmo um não-eleitor, para uma conversa no escritório político que mantemos na Zona Sul de São Paulo.

As mídias sociais são extremamente importantes, como disse, para estar em contato e sintonizado constante com as demandas da população. Elas nos dão escala, ou seja, conseguimos compreender de forma mais abrangente o que o povo nos demanda. No entanto, ainda prefiro o bom olho no olho, uma boa conversa. Faço isso sempre que possível.

É dessa forma que funciona nossa comunicação.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Quando estamos diante de uma questão sensível, como a Reforma da Previdência, as manifestações dos eleitores (e também dos não-eleitores) via mídias sociais nos ajudam a estar sintonizados rapidamente com o que pensa a população.

Eu sou um parlamentar aberto ao diálogo, logo a comunicação instantânea da população via meios eletrônicos faz parte da construção das minhas posições, que estão necessariamente em linha com o que é bom para toda a sociedade.

AUGUSTO CARVALHO

Quem recebe e tria as mensagens?

assessor parlamentar

Quem responde às mensagens?

assessor de comunicação

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens relevantes.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

todas as mensagens são respondidas conforme o entendimento do deputado.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O deputado é contra a proposta enviada pelo governo, acredita que precisa de ajustes.

ÁUREO

Quem recebe e tria as mensagens?

A secretária e a assessoria de imprensa

Quem responde às mensagens?

Se é alguma posição que já conhecemos por parte do deputado, respondemos sem precisar consulta-lo. Se é algo novo, o consultamos e já adotamos como resposta.

Quantas são passadas ao deputado?

As que ainda não temos a posição dele ou que seja de cunho pessoal.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Ele responde o email pessoal e nas redes sociais. O institucional fazemos conforme acima citado.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Ele sempre leva em consideração o que vem da sociedade.

BALEIA ROSSI

Quem recebe e tria as mensagens?

A principal assessora parlamentar do gabinete.

Quem responde às mensagens?

São raríssimos os e-mails que pedem resposta. A imensa maior manifesta uma posição para o deputado seguir ou não. Por exemplo: vote a favor ou contra.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas mensagens que dependem de uma resposta com posicionamento do deputado são repassadas a ele.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Não há um cálculo. Todas mensagens que dependem de uma resposta com posicionamento do deputado são repassadas a ele.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Mensagens de robôs são selecionados por um sistema próprio da rede de computadores da Câmara. Alguns caem direto na caixa Spam.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Ele considera as manifestações e procura responder o eleitorado de modo geral por meio de discursos na Câmara, das suas redes sociais e também em entrevistas por veículos de comunicação, como a Folha.

BILAC PINTO

Quem recebe e tria as mensagens?

Minha assessoria parlamentar.

Quem responde às mensagens?

Minha assessoria recebe as mensagens, porém faço questão de elaborar as respostas pessoalmente.

Quantas são passadas ao deputado?

Recebo inúmeras mensagens, e todas são respondidas.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Semanalmente

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Toda matéria em análise pela Câmara dos Deputados leva em consideração a opinião popular, sempre de forma transparente e democrática.

CABO SABINO

Quem recebe e tria as mensagens?

Dois assessores fazem essa triagem

Quem responde às mensagens?

Geralmente um dos assessores (Assessor de Comunicação) e alguns o próprio deputado

Quantas são passadas ao deputado?

Depende, varia entre 10 a 50, repassamos os elogios e alguns pedidos ao deputado,

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Em média de 10 a 30, ele repassa a resposta para a assessoria

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Geralmente algumas mensagens repetidas são apagadas, ou mensagem de Spam

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Na verdade o deputado já tinha se posicionado contrário ao projeto, mas com certeza é importante ouvir as opiniões do povo, já ouve casos que ele mudou de opinião devido ao posicionamento de eleitores.

CELSO RUSSOMANO

Assessoria jurídica

Assessoria jurídica e o próprio parlamentar quando requer resposta personalíssima

CHRISTIANE YARED

Devido ao grande número de mensagens que estamos recebendo ultimamente, estamos com um atraso significativo nos retornos das mensagens, devido a isso, pedimos desculpas por eventuais constrangimentos.

Conforme solicitado, segue abaixo resposta das perguntas solicitadas:

Quem recebe e tria as mensagens?

O chefe de gabinete e assessor legislativo

Quem responde às mensagens?

O chefe de gabinete e assessor legislativo

Quantas são passadas ao deputado?

Cerca de 40% dos e-mails, matérias que solicitam o posicionamento em determinada matéria.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Cerca de 10% uma vez que alguns e-mails se referem à bandeira da Deputada, Qual seja, o transito seguro e apoio às vítimas.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Devido ao grande volume de mensagens à algumas semanas às mensagens estão sendo direcionadas diretamente à lixeira, pois o sistema está as caracterizando como spam, uma vez que, possuem mesmo título e mesmo conteúdo. Nesse sentido, estamos buscando apoio junto à informática da casa para corrigir tal problemas, Razão está também a demora para responder as mensagens.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A reforma da previdência já era matéria pacífica no entendimento da deputada, todos seus posicionamentos foram contra retirada de direito dos trabalhadores, desde as reformas estabelecidas nas MPs 664 e 665. Dessa forma, apesar do grande clamor popular, a deputada já tem posicionamento contrário à referida PEC, da maneira como fora enviada.

CRISTIANE BRASIL

Olá Ana, recebemos muitas mensagens por dia no gabinete e, dentro desse escopo, priorizamos o contato direto com a população, não a resposta de pesquisas. Muitos institutos de pesquisa nos procuram toda semana e suas mensagens foram separadas pela equipe na caixa dos emails sobre pesquisas.

A deputada não antecipa seus votos em pesquisas. No caso específico da reforma da previdência, a deputada está em contato direto com a população de seu estado em debate sobre os itens que o governo deve levar para votação.

Quem recebe e tria as mensagens?

A equipe do gabinete.

Quem responde às mensagens?

Cada mensagem é respondida pela pessoa que tem mais afinidade com o tema.

Quantas são passadas ao deputado?

Não há um número exato. Muitas mensagens são repassadas diretamente, dependendo do tema.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Todas as que são enviadas à deputada são respondidas pela equipe depois de passarem pela análise da deputada.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A deputada tem como foco de sua atuação política o trabalho voltado aos idosos. Nesse sentido, a reforma da previdência está no centro de suas preocupações.

DAGOBERTO

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessoria parlamentar do deputado.

Quem responde às mensagens?

Assessoria parlamentar do deputado.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens são passadas ao deputado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

As mensagens são repassadas ao parlamentar, que por sua vez, encaminha o direcionamento da resposta.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Afeta de forma direta, haja vista que o PDT mantém posição contrária a reforma, na garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários da população brasileira.

DELEGADO EDSON MOREIRA

Quem recebe e tria as mensagens?

Chefe de Gabinete

Quem responde às mensagens?

Dependendo do assunto, o próprio deputado

Quantas são passadas ao deputado?

Não tem como especificar, depende do tema e como a mensagem chega, muitas, a maioria vem com corrente, ou seja, não vote nisso ou naquilo, vote contra o aborto, lista geral dos deputados

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Como identificar seus eleitores, se não vem nome, endereço, telefone, pois tem uma grande maioria de e-mails que são "fakes".

Quem lê as manifestações de eleitores feitas nas redes sociais?

Assessoria de imprensa e o deputado

Tais manifestações são respondidas? Por quem?

Depende, se não são agressivas a assessoria de imprensa e o deputado

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Bom, antes de qualquer manifestação da população sobre esse tema, o deputado já se posicionava contrário ao tema e quando a matéria entrou na Câmara dos Deputados, na CCJC, ele votou contra a admissibilidade.

DIEGO GARCIA

Quem recebe e tria as mensagens?
Assessores do deputado.

Quem responde às mensagens?
Algumas, o próprio deputado, mas a grande maioria é respondida pelos assessores.

Quantas são passadas ao deputado?
É difícil aferir, mas semanalmente ele é informado de mensagens recebidas.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?
As mensagens que chegam são lidas diariamente e respondidas dentro do possível.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O deputado está muito atento aos trabalhos da comissão da reforma da previdência e ouvido de perto os pedidos dos cidadãos brasileiros, e especialmente do Paraná.

EDMILSON RODRIGUES

Nossas atividades aqui na Câmara são várias. De forma que, se respondêssemos a todos os emails enviados pelos eleitores, deveríamos ter um único assessor dedicado a isso.

Temos ciência e sensibilidade, contudo, em entender qual o movimento/desejo dos eleitores a partir de seus contatos conosco via e-mail.

Acredito que seja importante também o movimento contrário: somos contrários à PEC 287.

Antes dos eleitores nos contactarem, seria importante saberem - pela imprensa, nossas redes - que já somos parceiros.

Por essa razão, não vemos necessidade em responder a cada e-mail - mais de 300 por dia, reiterando o que já estamos fazendo todos os dias aqui: trabalhando arduamente contra a PEC 287 e isso tudo está divulgado em nossos meios de comunicação.

Quem recebe e tria as mensagens?

A assessora de imprensa.

Quem responde às mensagens?

A assessora de imprensa, quando julga necessário.

*Quantas são passadas ao deputado? *

O deputado é informado do movimento da caixa de e-mails. Por exemplo, neste caso, é informado que há grande volume de email de eleitores contrários à PEC.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

São lidas diariamente. São respondidas, diretamente, aquelas direcionadas diretamente ao mandato/deputado.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado?

São de profunda importância. Este é um mandato guiado pelos interesses populares e da classe trabalhadora. Nos importa, sumariamente, que os eleitores se manifestem contrários a essa proposta. Somente o movimento dos eleitores pode mudar o posicionamento dos parlamentares desta casa.

EDUARDO BARBOSA

Quem recebe e tria as mensagens?

A equipe do gabinete de Brasília.

Quem responde às mensagens?

A equipe do gabinete de Brasília após as mensagens serem repassadas ao deputado, que orienta as respostas.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens são repassadas ao deputado após consolidação das mesmas em função do conteúdo.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Até o momento, 147 mensagens foram respondidas a pedido do deputado, que são aquelas que sugeriram mudanças no texto. As demais mensagens, acusamos o recebimento e encaminhamos o eleitor para o site e para o Facebook oficial do deputado, onde há o posicionamento dele a respeito da Reforma da Previdência. Não são respondidas somente aquelas ofensivas.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

A rotina da equipe do gabinete é abrir o e-mail institucional da Câmara dos Deputados diversas vezes por dia, logo essas mensagens são lidas e respondidas diariamente.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Os deputados do PSDB que são membros da Comissão Especial apresentaram 8 propostas ao Relator sugerindo mudanças na proposta original, todas com nexo com as principais reivindicações dos eleitores.

FÁBIO REIS

Todas as mensagens recebidas no gabinete, seja por e-mail, redes sociais, etc., são levadas ao conhecimento do parlamentar e respondidas com o auxílio de sua assessoria de comunicação.

Não temos um número exato de quantas mensagens o gabinete recebe diariamente, mas o número muda consideravelmente com um projeto de lei polêmico, de interesse popular (assim como o inverso), entre outros, na pauta do plenário da Câmara dos Deputados.

GORETE PEREIRA

Quem recebe e tria as mensagens?

Chefe de gabinete.

Quem responde às mensagens?

Chefe de gabinete e um assessor parlamentar.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens com conteúdo específico são direcionadas à deputada.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Todas as mensagens são respondidas com orientação da deputada.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

As manifestações contribuem para apresentação de emendas e aperfeiçoamento do texto.

HERCULANO PASSOS

Quem recebe e tria as mensagens?

Quando o volume é tão grande, fica impossível fazer a triagem. Muitas delas o sistema de email da Câmara também identifica como spam e bloqueia.

Quem responde às mensagens?

De acordo com o assunto, as mensagens são respondidas por assessores da respectiva área.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as que exigirem orientação específica dele.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Todas as mensagens são respondidas pela assessoria, após orientação do parlamentar, quando for o caso.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Em períodos de votações polêmicas, segmentos interessados fazem uso de robôs ou mobilizam suas militâncias para enviar mensagens de conteúdo idêntico aos parlamentares. Isso faz com que as caixas de email encham.

Para poder continuar recebendo emails é necessário esvaziar a caixa. Quando o volume é muito grande, algumas mensagens acabam se perdendo no meio disso.

No entanto, sempre que o eleitor tem muito interesse na questão, ele insiste e manda nova mensagem.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A opinião dos eleitores é bastante relevante e costuma influenciar nas decisões do deputado.

HEITOR SCHUCH

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessoria/secretária

Quem responde às mensagens?

Depende o assunto: assessoria de comunicação / assessoria política

Quantas são passadas ao deputado?

Um número pequeno, quando o email é de pessoa conhecida

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Um número pequeno / o principal critério é tempo/agenda/pessoalidade

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

No caso da Previdência a grande maioria das manifestações é contrária, o que corrobora a posiçõ já tomada pelo deputado de votar contra

HUGO LEAL

Quem recebe e tria as mensagens?

A triagem é feita pela secretária e pelos assessores que tratam especificamente sobre a matéria.

Quem responde às mensagens?

O assessor responsável pela área responde as mensagens. O deputado é consultado sempre que necessário antes de enviar as respostas.

Quantas são passadas ao deputado?

As mensagens genéricas são apenas catalogadas. As específicas e de eleitores do estado são passadas para o deputado.

Quem lê as manifestações de eleitores feitas nas redes sociais?

A equipe de comunicação social e o próprio deputado.

Tais manifestações são respondidas? Por quem?

Algumas são respondidas, outras não. As respostas são dadas pela equipe e também pelo próprio deputado.

IVAN VALENTE

Quem recebe e tria as mensagens?

O recebimento das mensagens é feito pela secretária parlamentar.

Quem responde às mensagens?

As respostas são elaboradas pela equipe de comunicação do mandato com a orientação do deputado Ivan Valente.

Quantas são passadas ao deputado?

Não é possível mensurar um número exato, nem mesmo aproximado de mensagens que são entregues na íntegra ao deputado Ivan Valente. O critério para tal é sobretudo a gravidade do fato apresentado e a possibilidade de intervenção do mandato na questão apresentada.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

As mensagens que requerem ações efetivas, dentro da alçada do mandato, são debatidas em reuniões da assessoria com o deputado. As respostas são construídas coletivamente e as que necessitam de resposta pessoal por conta de sua complexidade ou natureza são respondidas diretamente pelo parlamentar.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O mandato do deputado Ivan Valente tem caráter socialista e popular, logo, a posição do parlamentar se pauta na manutenção dos direitos sociais, que vem sendo defendidos em grandes manifestações pelo estado de São Paulo e por todo o país. Ivan Valente e seu partido, o PSOL, formaram por meio de consultas e debates de que essa reforma é imprestável para a cidadania brasileira. Por isso, ele trabalha com afinco para derrota-la.

IZAQUE SILVA

Quem recebe e tria as mensagens?

Equipe de imprensa e administrativo.

Quem responde às mensagens?

Os mesmos.

Quantas são passadas ao deputado?

Pedidos pessoais. No caso das votações, fazemos levantamento de quantas mensagens chegaram e informamos ao parlamentar.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Dependendo do caso, o parlamentar entra em contato por telefone com o eleitor.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Tanto os pedidos por e-mail quanto as cartas e ofícios enviados ao gabinete.

JAIME MARTINS

Quem recebe e tria as mensagens?

As mensagens chegam por e-mail e redes sociais. A equipe de comunicação recebe os conteúdos e repassa para a coordenação política e o deputado.

Quem responde às mensagens?

O deputado federal Jaime Martins e sua equipe de comunicação

Quantas são passadas ao deputado?

Cerca de 60% das mensagens são repassadas ao deputado. Temas recorrentes ou que já tem posição pública e consolidada são respondidos diretamente pela equipe de comunicação.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Cerca de 30% das mensagens. Como o deputado faz uso cotidiano das redes sociais, pontualmente, ele se manifesta sobre perguntas, dúvidas e outros assuntos. Com dito acima, temas recorrentes ou que já tem posição pública e consolidada são respondidos diretamente pela equipe de comunicação.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O deputado federal Jaime Martins tem posição contrário ao texto da PEC da Reforma da Previdência enviado ao Congresso e vê de maneira positivas as manifestações, contrárias ou não. Informações especificas sobre como a proposta atingirá cada classe ou setor tem ajudado na consolidação da sua posição e voto.

JANDIRA FEGHALI

Quem recebe e tria as mensagens?

A secretária.

Quem responde às mensagens?

Depende do assunto e teor.

Quantas são passadas ao deputado?

Todos os dias as mensagens são passadas diretamente. As que se referem a pedidos de agenda, as que pedem entrevistas e as que solicitam meu apoio para alguma ação legislativa ou no Estado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Normalmente, há orientação direta para as respostas. Os emails são encaminhados para meu email pessoal e eu devolvo com orientação ou com minha resposta.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A opinião pública é considerada, mas junto das minhas convicções.

JEAN WYLLYS

O número de mensagens varia, mas sempre é alto. Aumenta principalmente por dois motivos, bem diferentes: quando há alguma votação ou tema polêmico sendo debatido no Congresso, ou algum tema de atualidade que mobiliza muitas pessoas a favor e contra, e quando aparece alguma nova campanha de difamação contra o deputado (entre muitas outras: que ele disse que iria embora do Brasil, que falou que a Bíblia é uma piada, que quer obrigar todas as crianças a mudar de sexo, que apresentou um projeto para alterar trechos da Bíblia, que quer implantar a religião islâmica nas escolas, etc.).

Mesmo que todas essas difamações pareçam absurdas e algumas até engraçadas, infelizmente, as máfias que estão por trás delas, ligadas ao fundamentalismo religioso e aos políticos homofóbicos e fascistas do Congresso, atingem um número enorme de pessoas pelos grupos de Whatsapp e pelas redes sociais, e isso provoca uma avalanche de emails, às vezes perguntando se aquilo é verdade, outras vezes insultando diretamente.

O volume de insultos homofóbicos, ameaças e emails sobre calúnias é tão alto que atrapalha a tarefa de responder aos emails de eleitores, mas mesmo assim, tentamos responder a todos.

Tirando esses casos, também recebemos centenas de emails sérios, de pessoas que fazem propostas, perguntas, reclamações, propõem projetos, fazem denúncias, etc.

E muitos emails de estudantes que pedem uma opinião ou depoimento para um TCC ou uma tese. É um volume grande de mensagens, mas tentamos dar resposta a todos, na medida do possível. Portanto, é muito difícil falar em número aproximado.

Em dias "normais", isso pode variar de 100 a 200 (fazendo uma estimativa vaga). Em dias cheios, como estão sendo os desta semana, em que a Câmara está votando Reforma da Previdência, ficamos soterrados de e-mails. De ontem para hoje recebemos mais de 3000 mensagens.

*Quem recebe e tria as mensagens?

A triagem dos emails, de modo geral, é feita pela chefa de gabinete, de acordo com as orientações do deputado. Ela responde, encaminha para o deputado para ele mesmo responder ou repassa para algum/a dos/as assessores/as, de acordo com o tema.

Quem responde às mensagens?

Depende. Temos uma equipe muito qualificada, com profissionais de diversas áreas, de modo que vai depender do tema do email. Alguns, pelo conteúdo, precisam ser respondidos diretamente pelo deputado ou passar pela aprovação dele. Outros podem ser respondidos por algum/a assessor/a (em cada caso, quem assina é quem respondeu, identificando-se com seu nome e função).

Quantas mensagens de eleitores são passadas diretamente ao deputado/deputada?

Depende do tema do email. Há perguntas ou demandas de eleitores que dizem respeito a questões sobre as quais o deputado já tem uma posição que é pública, e sobre a qual ele já se pronunciou, escreveu a respeito ou apresentou algum projeto de lei.

Nesse caso, um/a assessor/a pode responder com todas as informações pertinentes. Há outras questões que precisam ser consultadas com o deputado antes de dar uma resposta, ou que ele mesmo prefere responder. Também há temas sobre os quais algum dos assessores é especialista, de modo que o mais adequado é que ele responda.

A gente trabalha em equipe, sob as orientações políticas do deputado.

Quantas mensagens de eleitores são respondidas diretamente pelo deputado/deputada?

Os critérios estão bem explicados acima. Não é possível precisar um número diário, até mesmo porque isso depende do que está sendo debatido no Congresso.

Há eleitores/organizações que falam com ele também por seu endereço eletrônico pessoal, e esse levantamento não está sendo considerado aqui.

Mas coloquemos - em estimativa baixa - não menos que uma centena de e-mails por semana respondidos PELO DEPUTADO. Se formos somar os respondidos pela assessoria, chegamos a pelo menos - por baixo, repito - quinhentos por semana. Se formos falar em mensagens de rede social, aí o número se decuplica.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Neste ponto é preciso ser bem claro. As manifestações dos eleitores sempre são levadas em consideração.

Muitas vezes, uma proposta de um eleitor que envia um email vira projeto de lei, ou requerimento de informação, ou alguma outra ação do gabinete ou do próprio deputado.

Houve até eleitores que viraram assessores ou integrantes do Conselho Social do mandato, a partir de um diálogo que começou com um email ou uma mensagem pelo Twitter.

Contudo, também há muitos temas sobre os quais o deputado tem uma convicção já formada, que foi a que ele defendeu na campanha, ou temas que fazem parte do conteúdo programático do PSOL.

Mudar de posição por pressão de uma campanha de emails seria trair os eleitores que nele votaram pelo que ele defendeu na campanha, além de trair suas próprias convicções.

Por exemplo, temas polêmicos como a legalização do aborto ou da maconha provocam uma enxurrada de emails a favor e contra, e nós respondemos reafirmando a posição do deputado, que é a favor da legalização do aborto e da legalização da maconha e apresentou projetos de lei para ambas as coisas.

Foi o que ele defendeu na campanha e as pessoas que votaram nele estão representadas por essa posição. Numa democracia representativa, os deputados são porta-vozes no Parlamento das opiniões daqueles que votaram neles, ou pelo menos, deveriam ser.

O deputado Jean Wyllys não foi eleito por curral eleitoral ou pela força da grana (de fato, fez uma campanha muito barata), mas por um voto de opinião.

No caso da reforma da Previdência, é claro que as pessoas que votaram nele são contra, como ele é. O PSOL é um partido que defende os interesses e direitos da classe trabalhadora e dos setores oprimidos da sociedade.

JÉSSICA SALES

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessoria

Quem responde às mensagens?

Algumas são respondidas pela própria deputada, outras, pela assessoria por recomendação da parlamentar.

Quantas são passadas ao deputado?

É feita uma triagem e o critério é observar a importância, representatividade e reivindicações da base eleitoral.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Feita a triagem, são respondidas por ordem de relevância. Prioridade é responder eleitores da base eleitoral da parlamentar.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Com muito respeito pois expressam a vontade dos eleitores portanto, importam sim na reflexão sobre a decisão de voto.

JULIO REMOR

Quem recebe e tria as mensagens?

chefe de gabinete

Quem responde às mensagens?

deputado, chefia de gabinete e assessoria, por temas

Quantas são passadas ao deputado?

todas chegam no e-mail dele

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

deputado, chefia de gabinete e assessoria, por temas

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

São muito importantes para buscar o sentimento da população. Realmente têm influência.

KEIKO OTA

Recebemos no gabinete cerca de 2000 e-mails por dia, e como em uma redação, tentamos responder o maior número possível, pois além dos e-mails temos as ligações e os atendimentos realizados pessoalmente, tanto no gabinete de Brasília, quanto em São Paulo.

Não sei se é de praxe dos outros deputados, mas eu, Keiko Ota, gosto de ter conhecimento das solicitações e que sejam transmitidas as minhas respostas, como esta para vocês.

Ultimamente temos recebido cerca de 4000 e-mails dos eleitores e não eleitores procurando saber sobre a reforma da previdência e ou trabalhista.

A minha equipe sempre me repassa o conteúdo dos e-mails e respondemos juntos, sejam elogios, seja descontentamento. Pois como falei, faço questão de tomar conhecimento e que levem exatamente minha opinião.

Na minha cultura, preservamos muito o respeito às pessoas, e por isso procuro responder maioria, mas com o objetivo de tentar atender a todos.

E a manifestação dos meus eleitores só reforça o que estou defendendo, que haja justiça e direitos garantidos a todos.

LAERTE BESSA

Quem recebe e tria as mensagens?

A secretária do gabinete

Quem responde às mensagens?

A Assessoria de Comunicação, após consulta ao parlamentar.

Quantas são passadas ao deputado?

Aquelas com sugestões de atuação, ideia de projetos, elogio e críticas, desde que não sejam agressivas.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

E-mails são respondidos pela Assessoria de Comunicação, após consultar o parlamentar. Já algumas mensagens no aplicativo WhatsApp são respondidas pelo próprio deputado.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

3 vezes por semana

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Os apelos e justificativas, sem dúvida, vão ajudar a balizar a decisão.

LAURA CARNEIRO

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessores qualificados do Gabinete Parlamentar na Câmara dos Deputados. O critério da triagem é se são ou não enviadas por robôs. As não enviadas por robôs são todas passadas à deputada.

Quem responde às mensagens?

Alguns respostas são escritas pela deputada, outras por assessores com a opinião da deputada.

Quantas são passadas ao deputado?

A deputada faz questão de saber o conteúdo de todas as mensagens enviadas por eleitores reais.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

A orientação é que mensagens de pessoas reais não podem ser apagadas sem ter sido lidas.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Enormemente. Tanto que, há 20 dias, iniciou uma enquete sobre a reforma da Previdência no Estado do Rio. A cada semana, a enquete está ouvindo um bairro diferente.

LELO COIMBRA

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessores do deputado.

Quem responde às mensagens?

Questionamento simples, tipo consulta a projetos de lei, são respondidas pela assessoria de imprensa. No caso de sugestões de projetos, são repassadas ao deputado e à pessoa do gabinete tecnicamente responsável por elaborar as propostas. Mas retornamos o e-mail acusando o recebimento e agradecendo o contado.

No caso de questionamento envolvendo perguntas especificas sobre a posição do deputado ou avaliação de algo o próprio Lelo Coimbra ajuda na elaboração das respostas.

Quantas são passadas ao deputado?

Todas as mensagens envolvendo perguntas específicas sobre a posição do deputado ou avaliação de algo que somente o parlamentar possa responder, são encaminhadas diretamente ao Lelo.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O deputado tem sido muito abordado sobre esse tema nas redes sociais, principalmente o Facebook, e não só por e-mail. Os questionamentos e sugestões são feitos na própria página do deputado ou, na maioria das vezes, via mensagens diretas. E ele acha importante esse tipo de interação.

LUIZ CARLOS HEINZE

Quem recebe e tria as mensagens?

Uma assessora parlamentar.

Quem responde às mensagens?

Conforme o assunto as mensagens são direcionadas aos colegas e algumas ao próprio parlamentar.

Quantas são passadas ao deputado?

Não há como precisar. Mas só repassamos ao parlamentar assuntos que ele esteja tratando diretamente e que pediu alguma informação, as demais são direcionadas aos colegas por assunto.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Vale a resposta anterior.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Acho que pouca ou quase nenhuma.

LUIZ SÉRGIO

Como parlamentar recebo centenas, às vezes milhares de mensagens por dia. Minha prioridade é responder aos cidadãos. A resposta pode ser feita por minha assessoria ou por mim mesmo. Como o volume é muito grande, nem sempre é possível responder de imediato a todos. Se fosse assim, nem eu nem meus assessores teríamos tempo para as outras tarefas do mandato.

LUIZA ERUNDINA

Quem recebe e tria as mensagens?

A primeira triagem é realizada pela pessoa responsável pelo expediente do gabinete.

Quem responde às mensagens?

Alguns servidores do gabinete têm competência para responder mensagens de correio eletrônico. A definição de um responsável por responder determinada mensagem, depende do assunto tratado; ela pode ser respondida pela pessoa que faz a primeira triagem ou por quem é responsável pela área temática respectiva. A mensagem poderá, ainda, ser remetida ao chefe de gabinete.

Quantas são passadas ao deputado?

Não é possível estimar uma quantidade, tampouco uma média.

As mensagens oriundas de "correntes" (ou que têm exatamente o mesmo teor) e que chegam em grande quantidade, não são, obviamente, repassadas à parlamentar, mesmo porque sequer temos a certeza de que o remetente seja pessoa natural.

Quanto às demais mensagens, são avaliadas pela chefia de gabinete. A maior parte delas é respondida pelo assessor da área ou pelo próprio chefe de gabinete; as restantes são respondidas pela parlamentar.

Somente são respondidas diretamente pela deputada aquelas mensagens que, a critério da chefia de gabinete, possuam muita relevância em razão do assunto tratado ou do remetente.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

As manifestações enviadas por mensagens eletrônicas são um termômetro importante, mas não é o único. Temos interesse em atender telefonemas, interagir com o público pelas redes sociais e, com a mesma atenção dada aos e-mails, responder às cartas que, muitas delas redigidas à mão, chegam até nós.

Luiza Erundina é uma parlamentar que mantém um contato estreito, frequente e direto com a população, notadamente aquela parcela que não dispõe de instrumentos como a internet. Erundina têm a prática de manter constante relação com os movimentos sociais. Ou seja, para nós, o contato com os trabalhadores e trabalhadoras, com a população em geral, não é uma excepcionalidade, mas uma regra.

Assim, consideramos que as mensagens eletrônicas e por outros meios ajudam a conhecer a opinião de uma parcela da população, ao lado de outros mecanismos, como é o caso do contato direto com a sociedade civil organizada.

MARA GABRILLI

Quem recebe e tria as mensagens?

A chefe de gabinete.

Quem responde às mensagens?

O gabinete possui assessores especializados em diferentes temáticas. Saúde, educação, tecnologia assistiva, surdez, cegueira, doenças raras, entre outros. Quando a demanda já é conhecida, a mensagem é respondida diretamente pelo assessor. Quando se trata de um tema novo, a mensagem é repassada para a deputada, que debate o tema com o assessor antes de respondê-la.

Quantas são passadas ao deputado?

O número varia de acordo com o teor da mensagem. Existe, inclusive, um grupo de whatsapp para despachar e-mails diretamente com a deputada. O critério é, basicamente, mensagens com temas novos, que ainda não foram discutidos pela equipe. Os temas já debatidos com a deputada são respondidos diretamente pelo assessor especializado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Em média, de 30 a 40 mensagens por dia. Como a deputada é tetraplégica e não redige as mensagens, todas as mensagens repassadas para ela são respondidas por voz para um assessor, que redige a resposta e responde em seu nome. O critério é o mesmo da pergunta anterior, basicamente mensagens com temas novos, que ainda não foram discutidos pela equipe. Os temas já debatidos com a deputada são respondidos diretamente pelo assessor especializado.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

As manifestações são fundamentais e afetam diretamente a posição da deputada. Seu trabalho parlamentar e legislativo é baseado nas demandas que recebe da população, principalmente através das mensagens. Todas as sugestões são discutidas e avaliadas pela equipe para que a deputada possa definir seu posicionamento diante do tema.

MAJOR OLIMPIO

Quem recebe e tria as mensagens?

A assessora de imprensa.

Quem responde às mensagens?

Mensagens de cunho generalizado, admiradores e fãs são respondidos imediatamente pela assessoria de imprensa.

As mensagens relacionadas a emendas, pedidos específicos ou questões jurídicas são direcionados aos profissionais desta área dentro do gabinete, mas o deputado recebe semanalmente um relatório desses emails todos e pedidos mais específicos a ele, são enviados diretamente a ele.

Quantas são passadas ao deputado?

São denúncias pontuais, pedidos ou depoimentos marcantes. Tudo isso é repassado diretamente a ele, que sempre responde. A média desse tipo de mensagem é de dez a vinte por dia.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

idem ao item acima

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Ele é totalmente contrário a reforma e recebe muitos pedidos de apoio (e socorro) de eleitores desesperados ante a possibilidade de não conseguirem se aposentar como haviam planejado. A posição dele não muda, só aumenta o empenho na luta.

MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO

De ordem e em atenção à sua solicitação vimos informar, em acréscimo às informações abaixo prestadas pelo Deputado Federal Marcelo Álvaro Antônio a V.S.ª, que os e-mails institucionais enviados diretamente ao parlamentar e/ou ao gabinete parlamentar são monitorados pela chefia de gabinete e pela equipe de assessores afins, respectivamente de cada área envolvida sendo ela legislativa, orçamentária, política, agenda parlamentar, agenda pessoal, agenda institucional, eleitores de Minas Gerais e demais cidadãos, a fim de serem respondidos no menor prazo possível, criteriosamente e a contento, a depender da opinião do parlamentar formada e externada sobre o assunto em questão; se o tema está em discussão interna pela Liderança Partido a que pertence; se o assunto é da área de atuação política e legislativa do parlamentar; se não ofensivas; e do estágio da tramitação do tema no Congresso Nacional, para citar algumas.

MARCOS ABRÃO

Quem recebe e tria as mensagens?

A chefe de gabinete

Quem responde às mensagens?

Depende, do assunto abordado, se jurídico o advogado, se legislativo o assessor e assim sucessivamente.

Quantas são passadas ao deputado?

Não tem um número exato. Depende da pergunta

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Não tem um número exato. Depende da pergunta.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

De forma direta, afinal sou um representante do povo, estou aqui para defender os interesses da população.

MARCUS PESTANA

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessora de comunicação com auxílio da equipe do gabinete.

Quem responde às mensagens?

Assessora de comunicação e chefe de gabinete, a partir de orientações do deputado.

Quantas são passadas ao deputado?

Praticamente todas as mensagens são repassadas ao deputado em bloco, organizadas por temas, tipo e posicionamento (ex.: a favor/contra/crítica/sugestão). Quando as mensagens apresentam questionamentos específicos, repassamos ao deputado para resposta direta. Mensagens ofensivas não são respondidas.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Esse número varia muito. As mensagens com questionamentos e comentários específicos são respondidas diretamente pelo deputado.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

De segunda a sexta.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

"Sempre levo em consideração opiniões e sugestões, mas meu posicionamento e voto são firmados através das minhas convicções do que é melhor para o Brasil."

OTAVIO LEITE

O volume de e-mails na caixa DEP é altíssimo.

Os e-mails são respondidos quando são endereçados especificamente ao Deputado Otavio Leite.

Quando há alguma matéria polêmica em pauta o volume de e-mails aumenta, já recebemos cerca de 2 mil e-mails por dia, com mensagens padrões repetidas.

PEPE VARGAS

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessoria

Quem responde às mensagens?

Chefia de gabinete, assessoria e deputado

Quantas são passadas ao deputado e respondidas por ele?

Não há um levantamento deste número, mas as mensagens são passadas ao deputado sempre que se tratar de mensagem específica endereçada a ele; por pessoa que ele conheça; sempre que seja alguém com representação.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Na verdade, a maioria das pessoas, praticamente 100% das pessoas é contra a reforma da previdência. E esta, independente das manifestações, já era a posição do deputado

POMPEO DE MATOS

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessores

Quem responde às mensagens?

Assessor, sempre consultando o parlamentar quando identifica algum assunto de repercussão ou relevância.

Quantas são passadas ao deputado?

As de eleitores do Rio Grande do Sul e direcionadas apenas ao deputado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Depende da quantidade recebida. Mensagens são respondidas sempre com orientação do deputado, exceto quando pedem informação que não necessita de consulta a ele.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Não afetam. O deputado já tem posição contrária à reforma. Mas acha que as manifestações em atos públicos são imprescindíveis, para aqueles que ainda não tem posição definida.

PROFESSORA DORINHA

Quem recebe e tria as mensagens?

Geralmente as mensagens sobre a Reforma são enviadas como se fosse uma "corrente". Basicamente é o mesmo texto enviado centenas/milhares de vezes.

Quem responde às mensagens?
Chefia de gabinete e/ou assessoria de imprensa.

Quantas são passadas ao deputado?

Varia de acordo com o assunto e a demanda.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

É feita uma triagem das mensagens que chegam.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A parlamentar está ouvindo as diversas categorias acerca da reforma e tem consciência de que o texto enviado pelo Executivo não é o ideal.

RICARDO TRIPOLI

Quem recebe e tria as mensagens?

A assessoria parlamentar.

Quem responde às mensagens?

Via de regra, a assessoria parlamentar.

Quantas são passadas ao deputado?

Difícil precisar. Em geral, são repassadas as endereçadas diretamente a ele, as que demandam posicionamentos pessoais e sobre prestação de contas do mandato, entre outros.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Difícil precisar. Em geral, são respondidas diretamente as de natureza opinativa pessoal e solicitações de prestação de contas do mandato.

Por que algumas mensagens são apagadas sem ter sido lidas?

Porque, via de regra, mensagens não nominadas são spams ou propaganda. Ademais, há prática recorrente de uso de robôs que programam o envio da mesma mensagem repetidamente, embora com remetente distintos.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Servem como termômetro das expectativas e dúvidas dos eleitores, embora cada vez mais o contato com o público se dê por meio das redes sociais.

ROBSON ALMEIDA

Os e-mails recebidos são todos lidos pela Assessoria de Imprensa do parlamentar e, a depender do conteúdo, encaminhado ao setor responsável para que sejam tomadas as devidas providências (no caso de convites para agendas e informações técnicas) e/ou prontamente respondidos, em conjunto com o deputado, no caso de solicitações da imprensa e manifestações de cidadãos.

Os outros canais de comunicação em que as mensagens de cidadãos são igualmente respondidas são: Facebook, Instagram e Twitter; além dos telefones no gabinete em Brasília e no escritório regional (Salvador).

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Há uma pressão saudável sobre os deputados porque seu posicionamento tem que estar alinhado com a vontade do eleitor.

ROCHA

A recepção das mensagens é feita pela Chefe de Gabinete que, em caso de mensagens em massa, as responde após a definição de posição.
Algumas mensagens de eleitores são respondidas diretamente pelo deputado, principalmente quando são eleitores do seu Estado ou questões relacionadas a pesquisas.

As manifestações por e-mail são um termômetro da opinião pública e são levadas em consideração, sendo utilizadas como critério de ponderação, em conjunto com a posição política do parlamentar e seus compromissos junto aos eleitores.

RONALDO FONSECA

Quem recebe e tria as mensagens?

A equipe do deputado

Quem responde às mensagens?

A equipe do deputado

Quantas são passadas ao deputado?

Quando se referem ao mesmo assunto, o parlamentar é notificado sobre o volume de mensagens sobre o tema. Nesses casos, ele se pronuncia por meio de redes sociais quando tiver opinião formada sobre o tema. Em casos pontuais, a equipe, já sabendo o posicionamento do parlamentar, envia texto.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Não há estimativa, mas em geral o parlamentar traça as linhas gerais de resposta e a equipe as responde.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

A opinião do eleitor interfere, mas o parlamentar estuda antes o tema para votar conforme sua consciência e convicção.

ROSINHA DA ADEFAL

Quem recebe e tria as mensagens?

Eugênia Oliveira (chefe de gabinete)

Quem responde às mensagens?

Eugênia Oliveira (chefe de gabinete)

Quantas são passadas ao deputado?

Todas que possuem relevância. São filtradas pela chefe de gabinete e encaminhadas para a Deputada tomar conhecimento

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Muitas. Impossível informar com precisão. Depende da relevância do conteúdo.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Significativamente, tendo em vista que a deputada busca um constante diálogo com a população.

SANDRO ALEX

Quem recebe e tria as mensagens?

Chefe de gabinete.

Quem responde às mensagens?

Eu pessoalmente (deputado).

Quantas são passadas ao deputado?

Em torno de 100.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

0. Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Acompanho com atenção.

SARAIVA FELIPE

Referente ao e-mail, o Deputado recebe os e-mails, após o filtro de seus assessores.

Em relação ao assunto da previdência o Deputado está estudando o assunto e ainda não tem opinião formada.

SHÉRIDAN

O chefe de gabinete recebe e faz a triagem.

Após a triagem as demandas são encaminhadas para o assessor responsável.

O gabinete não faz avaliação numérica do número de e-mails repassados direto para a deputada.

O gabinete não faz avaliação numérica do número de mensagens respondias diretamente pela deputada.

São apagados os e-mails que contenham conteúdos desrespeitosos, ameaçadores, inapropriados e os considerados spam automaticamente pelo servidor da Câmara dos Deputados.

A deputada é sensível à manifestações de eleitores que ocorrem não somente pelo e-mail institucional, mas por outros canais de comunicação.

VALDIR COLATTO

Quem recebe e tria as mensagens?

Secretária

Quem responde às mensagens?

Depende do assunto.

Quantas mensagens de eleitores são passadas diretamente ao deputado/deputada?

As mensagens de eleitores do Estado são entregues ao deputado.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado/deputada?

As de eleitores do Estado.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Todas são analisadas e levadas em consideração.

VICTOR MENDES

Diante dos inúmeros compromissos do Parlamentar não foi possível responder seu e-mail anteriormente.

De ordem segue as respostas solicitadas conforme formulário enviado.

Quem recebe e tria as mensagens?

Assessoria

Quem responde às mensagens?

Assessoria, sempre de ordem do Deputado

Quantas são passadas ao deputado?

Todas que necessitam da avaliação do mesmo.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Quase todas que requerem uma resposta.

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente, sempre que necessário.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Influencia na tomada de decisão.

VITOR LIPPI

Quem recebe e tria as mensagens?

As mensagens são separadas por assunto e região.

Quem responde às mensagens?

O serviço fica dividido entre a assessoria de imprensa e a chefia de gabinete

Quantas são passadas ao deputado?

Mais da metade. Preferência para eleitores da cidade dele e RM. Quando o assunto requer um posicionamento pessoal/religioso ou desconhecido entre os responsáveis, ele é tratado diretamente com o parlamentar.

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Fator tempo é o primeiro critério. O segundo, alguém conhecido. Embora todas as respostas não sejam digitadas pelo deputado, as respostas são dadas com base no que ele dita.

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Estimula ponderações e sugestões de emendas.

WALDENOR PEREIRA

Quem recebe e tria as mensagens?

Secretária

Quem responde às mensagens?

Chefe de gabinete

Quantas são passadas ao deputado?

Quando campanhas (Votação de matérias importantes: PEC, PL, etc), informamos das campanhas. Critérios: Temas importantes com grandes campanhas (que o mandato se posiciona contra e/ou a favor);

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Depende da importância da matéria

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

O mandato acompanha o posicionamento da Bancada - CONTRÁRIO AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA, bem como toda e qualquer matéria que usurpa direitos adquiridos, através de lutas históricas, da classe trabalhadora, minorias e menos favorecidos.

WALNEY ROCHA

Quem recebe e tria as mensagens?

A assessoria de gabinete em brasília

Quem responde às mensagens?

A assessoria de gabinete em brasília

Quantas são passadas ao deputado?

É feito um levantamento e passados os mais importantes bem como e-mails pessoais

Quantas são respondidas diretamente pelo deputado?

Depende do assunto

Com que frequência mensagens de eleitores são lidas e respondidas por alguém do gabinete?

Diariamente são lidas e resondidas

Como as manifestações de eleitores em relação à reforma da Previdência afetam a posição do deputado/deputada?

Ele leva em consideração as opiniões dos eleitores e usa isso para vazer juízo de valor.

YEDA CRUSIUS

Em resposta ao seu e-mail, meu gabinete está organizado por funções que são compartilhadas entre todos.

Sim, todas as mensagens que chegam ao gabinete me são trazidas por bloco de conteúdo.

Todos os e-mails são recebidos também por bloco, por mim e pela minha assessoria.

CANAL FECHADO - Gabinetes que não responderam às questões sobre comunicação com o eleitor


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