Folha de S. Paulo


Crítica

Livro apresenta ONG de trio da Ambev e seus bolsistas

Alan Marques - 21.nov.2016/Folhapress
Jorge Paulo Lemann, sócio da Ambev e idealizador da Fundação Estudar
Jorge Paulo Lemann, sócio da AB Inbev e um dos idealizadores da Fundação Estudar

São altamente motivadoras as histórias da Fundação Estudar e de seus bolsistas narradas em "Cultura de Excelência", que marca os 25 anos da instituição fundada pelos investidores Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, comandantes de gigantes como AB Inbev e Kraft Heinz.

O livro se propõe a disseminar a "cultura de excelência e transformação" praticada pelos três empresários. Mas não chega a ser um trabalho de excelência.

Para escrevê-lo, o jornalista David Cohen entrevistou 40 bolsistas e teve dezenas de conversas com funcionários, membros do conselho, candidatos a bolsas e participantes dos programas oferecidos pela Estudar.

A fundação não se limita a oferecer bolsas em instituições de ponta ao redor do mundo. Ela também fortalece sua rede para que ex-bolsistas experientes inspirem os novos membros por meio de mentoria.

Na introdução, o autor adianta que contará histórias de "pessoas extraordinárias" e também de "pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias". Nos 24 capítulos seguintes, porém, ele não deixa claro por qual motivo separa as pessoas nessas duas categorias.

Ao fim da leitura, "Cultura de Excelência" é uma repetição de lições já conhecidas sobre a cultura dos fundadores, como a perseguição do sonho grande, o espírito de liderança e a meritocracia.

Os conceitos aparecem em tópicos ao longo do texto na tentativa de organizar os pensamentos do leitor. Mas é na humanização da teoria, feita por meio dos personagens ligados à instituição, que o livro mostra o seu valor.

Mastrângelo Reino - 3.out.2009/Folhapress
O executivo Beto Sicupira, um dos idealizadores da Fundação Estudar
O executivo Beto Sicupira, um dos idealizadores da Fundação Estudar

Além de histórias já batidas como as de Hugo Barra, um dos mais admirados executivos do setor de tecnologia, e de Bernardo Hees, presidente-executivo da Kraft Heinz, o livro apresenta novidades empolgantes como Luis Fernando da Silva Sousa, garoto de origem pobre apoiado pela Estudar que hoje ocupa cargo gerencial na Ambev.

O carisma de Júlia Evangelista é outro exemplo que enfeita o livro. Ao ser questionada, na última etapa da seleção de bolsistas, sobre a falta de foco da nova geração, a jovem esforçada e resiliente respondeu com tamanha perspicácia que cativou a banca. "Sou uma pessoa que tem foco. Eu só mudo muito de foco. Mas, cada vez que mudo, vou com tudo para o meu novo foco", disse.

FACA NOS DENTES

Os textos de Lehmann, Sicupira e Telles, que abrem o livro, entregam parte do segredo do sucesso: selecionar os melhores entre milhares de pessoas, treiná-los e motivá-los com meritocracia. Por fim, torná-los sócios, ou seja, parte interessada.

São ideias que, segundo o prefácio de Marcel Telles, "se tornaram triviais" e foram adotadas por inúmeros segmentos da sociedade, mas seguem praticadas com mais ênfase nos negócios do trio.

"As pessoas não se chocam mais com essas ideias. Em grande parte, essa cultura foi absorvida no Brasil por causa do sucesso que tivemos no Banco Garantia, nas Lojas Americanas, na Brahma", escreve ele.

Leo Pinheiro - 21.ago.2011/Valor/Folhapress
Marcel Telles, acionista da AB Inbev,
O executivo Marcel Telles, parceiro de Lemann e Sicupira em empresas e na Fundação Estudar

Ainda no prefácio de Telles, o discurso começa a motivar o leitor quando ele descreve os desafios ao selecionar as pessoas certas.

O empresário parte do princípio de que ética e caráter são "competências básicas" a serem checadas. Depois de verificá-las, ele se concentra em duas coisas: "Ver se os olhos da pessoa brilham quando fala dos próprios planos e sentir se ela tem a faca nos dentes para correr atrás do seu sonho".

Cultura de Excelência
David Cohen
l
Comprar

O autor, entretanto, não divide com o leitor quais são os métodos utilizados pela fundação para checar as tais competências básicas ao selecionar um candidato.

Em um momento tão delicado como o atual, com importantes empresários envolvidos em escândalos de corrupção, o livro ganharia muito se dedicasse algumas páginas para contar como o tema da governança é abordado entre os membros dessa rede que serve de exemplo a tantos gestores brasileiros.

"CULTURA DE EXCELÊNCIA"
QUANTO: R$ 39,90 (208 PÁGS.)
AUTOR: DAVID COHEN
EDITORA: SEXTANTE


Endereço da página:

Links no texto: