Folha de S. Paulo


Fundador da Wikipédia lança site colaborativo contra notícias falsas

UPPA/Xinhua
(150617) -- MADRID, junio 17, 2015 (Xinhua) -- Imagen sin ubicación del 13 de junio de 2007, del sitio web de Wikipedia. Wikipedia, uno de los diez sitios más visitados por Internet, obtuvo el miércoles el Premio Princesa de Asturias de Cooperación 2015, tras el fallo del jurado en Oviedo en el que reconoció su trabajo y su crecimiento al ser la enciclopedia libre de Internet más visitada del mundo. (Xinhua/UPPA/ZUMAPRESS) (fnc) (ah) ***DERECHOS DE USO UNICAMENTE PARA NORTE Y SUDAMERICA***
Fundador da Wikipédia (foto) lança site colaborativo contra notícias falsas

O fundador da enciclopédia on-line Wikipédia, Jimmy Wales, lançou um site com o objetivo de conter a difusão de notícias falsas, reunindo jornalistas profissionais e uma comunidade de voluntários para produzir reportagens.

A nova plataforma, chamada de Wikitribune, terá acesso gratuito e nenhuma propaganda, e dependerá de seus leitores para financiamento, e a veracidade das reportagens será facilmente verificada porque o material usado como fonte será publicado, disse Wales.

"O jornalismo está quebrado, mas nós descobrimos como consertá-lo", afirmou Wales em um vídeo promocional publicado na página inicial do site.

Adriano Vizoni-24.jun.2015/Folhapress
SAO PAULO- SP - BRASIL, 24-06-2015, 21h00: FRONTEIRAS DO PENSAMENTO. O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, durante palestra no evento Fronteiras do Pensamento, realizado no teatro Cetip, no Tomie Otake. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MERCADO) ***EXCLUSIVO FSP***
Fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, durante palestra no evento Fronteiras do Pensamento, em SP

A proliferação on-line de notícias falsas, algumas geradas buscando lucro ou fins políticos, se tornou um grande motivo de preocupação e debate em muitos países durante a mais recente eleição presidencial dos Estados Unidos, na qual Donald Trump foi o vencedor.

Wales argumentou no vídeo que, como as pessoas esperam acessar reportagens de graça na internet, sites de notícia dependem do dinheiro de anúncios, o que cria fortes incentivos para gerar as chamadas "iscas de cliques", como manchetes chamativas para atrair os leitores.

"Isso é um problema porque anúncios são baratos, a competição por cliques é feroz e porque fontes de notícia de baixa qualidade estão por todo lado", disse Wales.

A página inicial da Wikitribune informa que a plataforma irá ao ar em 29 dias. O comunicado também indica que a plataforma pretende contratar 10 jornalistas, mas que nenhum foi efetivado até agora.


Endereço da página: