Folha de S. Paulo


Touro de Wall Street disputa atenção do público com garota destemida

O touro que é símbolo de Wall Street mandou uma mensagem para a "Fearless Girl", a estátua da garota destemida instalada de frente para ele: "Saia do meu espaço".

O recado é de Arturo Di Modica, o escultor que criou o animal de 3,5 toneladas há quase 30 anos.

O artista diz que a estátua da menina é uma ofensa ao seu trabalho, criado após crise no mercado de ações, nos anos 1980. "Ela está atacando o touro", disse Di Modica.

A garota destemida é vista por muitos como um símbolo: ela foi colocada em Wall Street em março, no período de comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Representantes de Di Modica afirmam que a questão envolve apenas problemas com direitos autorais: a nova estátua subverte a mensagem do touro, que seria de liberdade, paz e força. "Não somos contrários a iniciativas que promovam a igualdade de gênero", disse Norman Siegel, advogado do artista.

Anne McNally, porta-voz do grupo de investimentos State Street Global Advisors, que financiou a "Fearless Girl", diz que a empresa está revendo o contrato. A princípio, a estátua ficaria por uma semana, mas a repercussão foi tão grande em redes sociais que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, tem autorizado seguidas ampliações do período de exibição.


Endereço da página:

Links no texto: