Folha de S. Paulo


Passageiro retirado de voo da United fraturou o nariz, diz seu advogado

Joshua Lott/AFP
Crystal Dao Pepper (R), daughter of Dr. David Dao, pauses as she speaks about her father as she sits with her attorney Stephen Golan during a news conference on April 13, 2017 in Chicago, Illinois. Attorneys Thomas Demetrio and Golan are representing Dr. Dao after airport police officers physically removed him from his United Airlines seat and dragged him off the airplane at O'Hare International Airport during his flight from Chicago to Louisville, Kentucky, on April 9, 2017. / AFP PHOTO / Joshua LOTT ORG XMIT: JL567
Crystal Dao Pepper, filha de David Dao, com o advogado da família, Stephen Golan

O passageiro da United Airlines arrastado para fora de um avião em Chicago, em um incidente que causou indignação internacional e se tornou um pesadelo de relações públicas para a empresa, sofreu uma concussão e uma fratura no nariz e deve abrir processo contra a United, disse seu advogado nesta quinta-feira (13).

"Por muito tempo, as companhias de aviação, especialmente a United, vêm nos intimidando", disse Thomas Demetrio em entrevista coletiva em Chicago, delineando potenciais causas para a ação que seu cliente pode mover contra a United e a prefeitura de Chicago.

"Vai haver processo? Sim, provavelmente", ele disse.

David Dao, 69, um médico norte-americano de origem vietnamita, foi hospitalizado depois que a polícia aeroportuária de Chicago o removeu do avião porque a empresa queria abrir espaço em um voo que decolaria do aeroporto O'Hare International, na cidade, com destino a Louisville, Kentucky.

Demetrio disse que a lei dispõe que passageiros não podem ser removidos do avião com uso de força excessiva. A prefeitura administra o aeroporto, e os três policiais que arrastaram Dao para fora do avião são funcionários municipais.

Dao, que teve alta do hospital na noite de quarta-feira (12), sofreu uma concussão significativa, uma fratura no nariz e perdeu dois dentes da frente, e necessitará de cirurgia reconstrutiva, segundo Demetrio.

Vídeos do incidente registrados por outros passageiros e que mostram Dao sendo arrastado para fora do avião, com a boca ensanguentada, se espalharam rapidamente pela internet, causando indignação pública que não foi atenuada pela resposta inicial da companhia de aviação.

vídeo passageiro da United Airlines

Crystal Dao Pepper, filha de Dao, disse na entrevista coletiva que a família estava "horrorizada, chocada e enojada" pelo que aconteceu ao seu pai. Pepper, 33, um dos cinco filhos de Dao, o descreveu como "pai maravilhoso" e "avô amoroso", e disse que ele estava voltando de férias na Califórnia.

"O que aconteceu ao meu pai jamais deveria ter acontecido com um ser humano", ela disse.

Demetrio afirmou que Dao havia dito a ele que ser arrastado pelo corredor do avião foi mais aterrorizante do que suas experiências ao fugir do Vietnã em 1975.

Demetrio e um segundo advogado, Stephen Golan, disseram que nem eles e nem a família foram contatados pela United até o momento.

PROCESSO

A United afirmou em comunicado que o presidente-executivo da empresa, Oscar Munoz, e a companhia "haviam ligado diversas vezes para o Dr. Dao a fim de expressar nossas sinceras e profundas desculpas". A empresa não comentou qual seria sua resposta em caso de disputa judicial, ou se tentaria um acordo extrajudicial com Dao.

Os advogados de Dao fizeram uma petição de emergência a um tribunal estadual do Illinois, na quarta-feira, para que a United Continental Holdings e a prefeitura de Chicago preservem os vídeos e outras provas relacionadas ao incidente acontecido domingo (9), o que pode prenunciar um processo.

Outros advogados disseram que os tribunais estaduais costumam favorecer mais os queixosos.

Os funcionários municipais não foram localizados de imediato para comentar, depois da entrevista coletiva da quinta-feira.

Munoz está sob pressão para conter a torrente de publicidade negativa e os apelos por boicotes contra a United, inclusive na China, onde as pessoas se irritaram porque Dao tem origens asiáticas.

As ações da United caíram em cerca de 1% desde segunda-feira. Na quarta, elas mostravam queda de 0,4% no pregão da tarde.

Munoz vem buscando reparar os danos nos dois últimos dias. Em comunicado divulgado na terça-feira ele pediu desculpas "profundas" e se declarou perturbado pelo acontecido. Na quarta, pediu desculpas a Dao, à família dele e aos passageiros da United, em uma entrevista à rede de TV "ABC", afirmando que a empresa deixaria de usar policiais para remover passageiros quando o número de reservas excedesse o número de assentos disponíveis.

Demetrio classificou o pedido de desculpas como "encenado" e um recuo de comentários anteriores feitos pelo executivo, que foram amplamente criticados.

Em carta aos funcionários da United, na segunda-feira, Munoz não pediu desculpas a Dao e defendeu as decisões da empresa, afirmando que Dao havia sido "incômodo e beligerante" ao recusar o pedido da tripulação para que desembarcasse, o que não deixou outra escolha ao pessoal que não chamar a polícia aeroportuária para ajudar a removê-lo.

O CASO

O incidente ocorreu quando a companhia estava tentando liberar espaço no avião para tripulantes que queriam viajar para Louisville.

A United ofereceu US$ 800 a Dao pelo seu lugar, mas ele não aceitou, disse Demetrio. Munoz havia informado anteriormente que a companhia havia oferecido até US$ 1 mil.

A mulher de Dao recebeu a ordem de deixar o avião depois que ele foi arrastado para fora, afirmou Golan.

Reprodução
O passageiro David Dao é arrastado de avião da United. Foto Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O passageiro David Dao, arrastado de avião da United Airlines

POLÍCIA

A prefeitura de Chicago que, segundo Demetrio, tampouco contatou os advogados ou a família, pode ser envolvida em caso de processo, devido à participação de policiais no incidente.

O Departamento de Aviação de Chicago afirmou na quarta-feira que dois outros policiais haviam sido colocados de licença por causa do incidente. Um policial já havia sido afastado na terça-feira.

Dada a extrema indignação pública com o incidente, Dao está em posição favorável ao se preparar para um processo, disseram advogados que representam companhias de aviação e passageiros.

"A United terá de encarar não só uma reivindicação judicial como um imenso problema de relações públicas e de negócios", disse Justin Green, sócio no escritório de advocacia Kreindler & Kreindler, de Nova York, que representa passageiros de companhias de aviação.

"Se a United for esperta, vai encerrar o caso por acordo com a maior rapidez e discrição que puder", ele disse.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: