Folha de S. Paulo


Crítica

Criador da AOL escreve sobre passado e futuro da internet

Fred Prouser/Reuters
O cofundador da AOL Steve Case apresenta ferramentas para internet do portal AOL, no ano 2000
O cofundador da AOL Steve Case apresenta ferramentas para internet do portal AOL, no ano 2000

O livro "A Terceira Onda da Internet", do cofundador da AOL Steve Case, tem a ambição de ser várias obras em apenas uma.

A primeira delas, que dá origem ao título do livro, trata de uma organização da história da internet em três eras proposta por Case.

Na mais antiga das ondas, que Case situa nas décadas de 1980 e 1990, a AOL foi uma das protagonistas. O período foi dominado por empresas que forneciam infraestrutura que permitia aos primeiros usuários se conectar à rede.

Superada essa fase, entrou-se em uma época de desenvolvimento de serviços que se beneficiaram do acesso disseminado e, mais tarde, da mobilidade criada pelos smartphones. É a era de companhias como Google, Facebook e Amazon.

O que mais interessa o autor, porém, é a nova onda que começa a se levantar. Nela, deixaria de fazer sentido falar em conectar-se à rede, pois objetos estariam conectados o tempo todo em toda nossa volta. Essa seria a era da "internet de tudo", em que não fará mais sentido falar em entrar na internet.

O autor faz apostas de que essa nova fronteira aberta pela internet das coisas irá revolucionar áreas como saúde e educação, o que não chega a ser novidade.

Infelizmente ele não aponta bons casos concretos em desenvolvimento, fora um punhado de start-ups investidas por sua própria firma de capital de risco.

O autor identifica tendências interessantes trazidas pela mistura entre empresas da internet e setores tradicionais. A mais intrigante delas é uma descentralização dos polos de inovação, especialmente nos EUA.

Como serão necessários especialistas em novas áreas para construir, junto com os engenheiros de computação, as empresas de ponta da nova internet, poderá valer mais a pena instalar start-ups em polos de conhecimento em medicina ou agricultura do que ter sede no Vale do Silício (região da Califórnia onde estão empresas como Google, Apple e Facebook).

BIOGRAFIA

A segunda obra que poderia ser extraída do livro escrito por Case é uma autobiografia do autor, dedicando especial atenção à história meteórica de ascensão e queda da AOL, empresa responsável por colocar dezenas de milhões de americanos na internet pela primeira vez.

O fio que uniria as coisas, segundo Case, seria uma semelhança entre o modo como se fazia negócios na internet nos anos 1980 —dependendo de regulações governamentais e da construção de infraestrutura— com os desafios que serão enfrentados pelos futuros empreendedores.

Case narra sua atuação em start-ups do setor de tecnologia nos anos 1980, desde sua passagem por firma que faliu tentando vender jogos on-line até a criação da AOL e sua saída da empresa, em 2003.

O resultado, porém, é frustrante. Autocentrada e superficial, a narrativa não traça cenário informativo do momento em que surgia a internet. O texto segue as empresas pelas quais o empreendedor passou e o que fez em cada uma delas, quase como um currículo reforçado que pouco explica sobre a época do autor.

O livro se torna mais interessante conforme a AOL se torna uma empresa relevante e, depois, um colosso de valor bilionário.

Case escreve sobre a oferta inicial de ações da companhia, em 1992, quando a AOL foi avaliada em apenas US$ 70 milhões, e conta como surgiu a vinheta "You Got Mail", dita quando cliente da empresa recebia e-mail.

Também passa por conflitos, como a tentativa agressiva de Bill Gates de comprar a AOL durante os anos 1990, rejeitada por Case, e a fusão entre AOL e Time Warner, no ano 2000, maior negócio da história até aquele momento e um fracasso retumbante.

Case reafirma suas convicções de que a fusão fazia sentido no papel. Atribui o fracasso do negócio à diferença de cultura entre as empresas.

Enquanto ele, do lado da AOL, pensava em aproveitar sinergias entre as companhias e fazer investimentos de longo prazo (Case conta ter se interessado em comprar o Google e criar serviços parecidos com os da Netflix), os executivos da Time Warner se preocupavam mais com os ganhos no curto prazo e muitos desdenhavam da internet.

O livro de Case também traz um pequeno guia para empreendedores da terceira onda, sugerindo atenção ao diálogo com o governo e pedindo perseverança, pois a terceira onda exigirá mais deles do que a era dos apps.

A Terceira Onda da Internet
Steve Case
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Demonstrando uma veia de líder setorial, Case também separa espaço na obra para falar sobre o risco de os Estados Unidos ficarem para trás no cenário global de inovação. Pede uma simplificação das regras de imigração, melhora no ambiente de negócios e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

No fim das contas, o livro tem boas passagens, mas o mosaico proposto por Case não satisfaz o leitor em quase nenhum assunto tratado.

A Terceira Onda da Internet
QUANTO: R$ 54,90 (256 PÁGS.)
AUTOR: STEVE CASE
EDITORA: HSM


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