Folha de S. Paulo


Calcule quanto falta para se aposentar se a proposta do governo for aprovada

Assista ao vídeo

Se a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer for aprovada pelo Congresso sem alterações, a primeira informação necessária para um trabalhador calcular quando poderá se aposentar é sua idade atual.

Mulheres com 45 anos ou mais e homens com 50 anos ou mais, pela proposta do governo, têm direito a uma regra de transição.

Todos os outros passam a seguir as novas regras —a não ser no caso de trabalhadores do setor privado que já tenham atingido 30 anos de contribuição, se mulheres, ou 35 anos de contribuição, se homens.

Reforma da Previdência
As mudanças propostas na aposentadoria

A Folha desenvolveu uma calculadora que permite descobrir qual o caminho mais curto para a aposentadoria caso a proposta do governo seja aprovada sem alterações pelo Congresso.

Vale lembrar que o valor do benefício será maior quanto maior o tempo de contribuição, por isso cada trabalhador deve decidir se prefere se aposentar antes, com benefício menor, ou contribuir mais para ter um beneficio maior.

Para ver como ficaria sua aposentadoria, preencha seus dados na calculadora abaixo. Você pode fazer uma comparação com a calculadora que segue a regra atual 85/95.

Saiba mais sobre os desafios da Previdência e a proposta do governo no especial Corrida Contra o Tempo.

ATUALIZAÇÃO (24/11)
A calculadora abaixo não está mais valendo, pois a proposta do governo foi alterada

Quando você se aposentaria com a reforma?

Calculadora da Aposentadoria

>>> Calculadora com regras de hoje: saiba quando você poderia se aposentar sem ter desconto no benefício.


Endereço da página:

Links no texto: