Folha de S. Paulo


Fusão entre BM&FBovespa e Cetip gera nova empresa B3

Daniel Marenco - 4.ago.2011/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 04-08-2011, 16h30: Funcionários da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) observam o painel no prédio da Bolsa, centro de São Paulo (SP), em dia de forte queda dos negócios. As Bolsas caíram na Ásia, na Europa e nas Américas. A Bovespa fechou em queda de 5,72%. Só ficou à frente da Bolsa de Buenos Aires, que desabou 6,01%. Foi a maior derrocada desde novembro de 2008. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, 4915, MERCADO)
Fusão BM&F Bovespa entre Cetip gera a B3

A empresa resultante da fusão de BM&FBovespa e Cetip se chamará B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), uma semana após o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar a junção das empresas.

Edemir Pinto, presidente da BM&FBovespa e que seguirá à frente da nova companhia até o fim de abril, afirma que, com a fusão, a empresa se torna a quinta maior Bolsa do mundo. O valor de mercado da nova companhia é de US$ 13 bilhões, diz.

No fim de abril, Gilson Finkelsztain, presidente da Cetip, assumirá a B3.

Apesar da aquisição, que ficou em quase R$ 13 bilhões, os executivos da companhia afirmaram que pretendem reduzir rapidamente o endividamento da empresa.

Parte da aquisição foi financiada com a venda de ações da BM&F detinha da americana CME. A empresa também emitiu debêntures e pediu empréstimo com vencimento em um ano.

A meta é que a dívida bruta represente uma vez a geração de caixa anual da empresa (Ebitda).


Endereço da página: