Folha de S. Paulo


Bloqueio de carne para Hong Kong e Qatar é maior preocupação do setor

Edson Silva/Folhapress
BARRETOS, SP, BRASIL, 25-11-2008: Funcionários trabalham na linha de produção do frigorífico Minerva, em Barretos, interior de São Paulo. (Foto: Edson Silva/Folhapress, Folha Ribeirao
Funcionário em frigorífico em SP

O embargo temporário imposto por Hong Kong e Qatar às carnes brasileiras é o principal problema enfrentado neste momento por exportadores de aves e suínos do país, segundo a associação que representa as indústrias do setor.

"O que nos deixa ainda aflitos, e onde a gente espera que aconteça um entendimento em breve, é em Hong Kong e Qatar. São dois grandes compradores", disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

Hong Kong foi o terceiro maior comprador de carnes (suíno, bovino e aves) do país no ano passado: US$ 1,6 bilhão. Já o Qatar foi o 19º principal importador, com US$ 113 milhões.

OPERAÇÃO CARNE FRACA
PF deflagra ação em grandes frigoríficos

No dois casos, assim como o de outros (Argélia e México, por exemplo) que mantêm barreiras generalizadas, a ABPA estima que uma solução seja encontrada em breve.

Desde o anúncio da Polícia Federal, que encontrou irregularidades na liberação de produtos em alguns frigoríficos do país, com indícios de corrupção envolvendo fiscais agropecuários e funcionários das empresas, 35 países anunciaram algum tipo de medida preventiva.

Logo no início, restrições amplas impostas por China e Hong Kong, grandes compradores das proteínas brasileiras, foram as que mais impactaram o setor, junto com cortes parciais pela União Europeia e outros importantes mercados como o Japão e a Arábia Saudita.

No fim de semana, os empresários comemoraram o recuo da China e do Egito, que mantiveram o embargo restrito às 21 unidades de frigoríficos investigadas pela Operação Carne Fraca. "Nesse momento estou bem mais aliviado", disse Turra.

BLOQUEIOS DA CARNE - Países impõem restrições à importação de carne brasileira


Endereço da página:

Links no texto: