Folha de S. Paulo


Samsung vai vender versões remodeladas do Galaxy Note 7

A Samsung afirmou nesta segunda-feira (27) que planeja vender versões remodeladas do smartphone Galaxy Note 7. A companhia retirou do mercado o dispositivo por causa de episódios em que a bateria do aparelho pegou fogo.

A Samsung informou que vai determinar em quais mercados vai vender o produto renovado depois de discussão com autoridades e operadoras locais. Os aparelhos de quase US$ 900 foram retirados do mercado global cerca de dois meses depois do lançamento, em um dos maiores recalls por falha da história da indústria de tecnologia.

Os aparelhos pegavam fogo sozinhos e uma investigação mostrou problemas de fabricação das baterias fornecidas por duas empresas diferentes.

Análises da Samsung e pesquisadores independentes não encontraram outros problemas nos dispositivos Note 7, exceto as baterias, levantando a especulação de que a Samsung poderia recuperar algumas de suas perdas com a venda de Note 7 remanufaturado. A empresa estimou um impacto de US$ 5,5 bilhões nos lucros de três trimestres por problemas no modelo.

A Samsung, que havia vendido 3,06 milhões de Note 7 aos consumidores antes de retirar os telefones do mercado, não havia dito anteriormente o que planeja fazer com os telefones recuperados. Uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Reuters em janeiro que estava considerando a possibilidade de vender versões remanufaturadas do dispositivo ou reutilizar algumas peças dos telefones recolhidos.

"Quanto aos dispositivos Galaxy Note 7 como telefones remanufaturados ou telefones de aluguel, a aplicabilidade depende de consultas com as autoridades reguladoras e operadoras, bem como da devida consideração da demanda local", disse a Samsung em um comunicado, acrescentando que a empresa vai escolher os mercados e datas de lançamento para remanufaturados Note 7s.

A companhia sul-coreana também planeja se recuperar e usar ou vender componentes recicláveis dos aparelhos como microprocessadores e módulos de câmera, além de extrair metais usados no Note 7 como cobre, ouro, níquel e prata.


Endereço da página:

Links no texto: