Folha de S. Paulo


JBS pode adiar plano de ter ações em Nova York por reflexos da Carne Fraca

Eraldo Peres/Associated Press
Trabalhadores da unidade da JBS no Paraná
Trabalhadores da unidade da JBS no Paraná

Em meio à crise provocada pela Operação Carne Fraca, a JBS deve decidir nos próximos dias se suspenderá o plano de lançar ações em Nova York da JBS Foods International, que reúne todos os negócios da JBS fora do Brasil.

A cúpula do grupo, dono das marcas Friboi e Seara, ainda avalia se a queda recente nas vendas e os danos à imagem do conglomerado prejudicarão o preço dos papéis, caso decida seguir com o plano.

Se a companhia chegar à conclusão de que há risco de vender as ações por um valor abaixo do esperado, a oferta será adiada por alguns meses. Uma decisão deve sair até a metade dessa semana. Procurada, a empresa não quis se manifestar.

Em conversas reservadas, executivos do comando da empresa afirmam ser impossível calcular com precisão, neste momento, a queda nas receitas e na margem de lucro em razão do episódio. Mas sabe-se que o resultado virá abaixo do projetado.

A abertura de capital da JBS Foods é a principal aposta do conglomerado para crescer no mercado internacional. A expectativa da oferta tem ajudado a valorizar as ações nos últimos meses.

A operação vem sendo planejada há alguns meses e foi costurada como alternativa ao veto do BNDES à reestruturação da companhia. A ideia era mudar sua sede para a Irlanda e então lançar ações nos EUA.


Endereço da página:

Links no texto: