Folha de S. Paulo


Presidente da Cetip vai chefiar BM&FBovespa após fusão

Daniel Marenco - 4.ago.2011/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 04-08-2011, 16h30: Funcionários da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) observam o painel no prédio da Bolsa, centro de São Paulo (SP), em dia de forte queda dos negócios. As Bolsas caíram na Ásia, na Europa e nas Américas. A Bovespa fechou em queda de 5,72%. Só ficou à frente da Bolsa de Buenos Aires, que desabou 6,01%. Foi a maior derrocada desde novembro de 2008. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, 4915, MERCADO)
A BM&F Bovespa anunciou a compra da Cetip, câmara depositária de títulos, por R$ 11,9 bi

A BM&FBovespa e a Cetip informaram que o executivo Gilson Finkelsztain assumirá o cargo de presidente da companhia resultante da fusão entre as duas empresas a partir de 1º de maio de 2017. Ele é atualmente presidente da Cetip.

O anúncio ocorre após a fusão ter obtido todas as aprovações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica ) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nesta quarta (22). A negociação teve um valor de cerca de R$ 12 bilhões.

A Bovespa e a Cetip operam com negócios diferentes, mas complementares. Na Bolsa, são comercializadas ações de empresas. Na Cetip, são feitas as transações envolvendo títulos de renda fixa, como CDBs, LCAs, entre outros.

De acordo com o documento divulgado, a consumação da operação se dará em 29 de março. Até 30 de abril, a companhia fruto da fusão terá Edemir Pinto como diretor-presidente, e Finkelsztain atuará como diretor-executivo da integração.

A diretoria-executiva ainda contará com Cícero Augusto Vieira Neto como diretor de operações, clearing e depositária; Daniel Sonder como diretor financeiro, corporativo e de relações com investidores; José Ribeiro de Andrade como diretor de produtos e clientes; Roberto Dagnoni como diretor da unidade de financiamentos; Rodrigo Antonio Nardoni Gonçalves como diretor de tecnologia e segurança da informação; e Luís Otávio Saliba Furtado como codiretor executivo de tecnologia e segurança da informação.

Em termos operacionais, os acionistas da Cetip receberão, para cada ação ordinária de Cetip de sua propriedade, no último dia de negociação dos papéis uma ação ordinária e três preferenciais resgatáveis de emissão da holding.

"As ações referenciais resgatáveis emitidas serão resgatadas pela holding imediatamente após a sua emissão e pagas até o dia 02/05/2017", informa o fato relevante.

Em seguida, eles receberão para cada ação ON da holding 0,93849080 ação ON da BM&FBovespa.


Endereço da página:

Links no texto: