Folha de S. Paulo


Comissão econômica chama ministros para falar da Carne Fraca no Senado

Pedro Ladeira/Folhapress
Agentes da PF cumprem mandado de busca e apreensão na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília
Agentes da PF cumprem mandado de busca e apreensão no Ministério da Agricultura, em Brasília

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (21) um convite aos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, da Justiça, Osmar Serraglio, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, para explicar aos senadores as acusações feitas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Carne Fraca, bem como seus efeitos.

A ação da PF, desencadeada na última sexta (17), colocou sob suspeita a qualidade da carne vendida no Brasil e tem gerado uma série de consequências econômicas, com a suspensão temporária de compras por parte de países exportadores.

Também houve a aprovação de um convite para o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, para que ele explique a condução das investigações pela corporação.

Os pedidos decorreram da aprovação do requerimento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Convites não denotam obrigatoriedade da autoridade em comparecer.

O ministro Blairo Maggi deve falar já nesta quarta (22) em reunião na CAE com a CMA (Comissão de Meio Ambiente). Os demais ministros devem falar na próxima semana.

Além dos convites aos ministros, os senadores aprovaram também um requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir os efeitos da operação Carne Fraca com Blairo e Marcos Pereira. Nas audiências públicas, além dos senadores, integrantes da sociedade civil também podem participar.

De onde vem

Para onde vai


Endereço da página:

Links no texto: