Folha de S. Paulo


Estácio afasta executivo de fusão com a Kroton após denúncia anônima

Ricardo Moraes/Reuters
Kroton confirma denúncia anônima sobre articulação contra fusão com Estácio
Kroton confirma denúncia anônima sobre articulação contra fusão com Estácio

O conselho de administração da Estácio Participações determinou o afastamento do presidente da empresa, Pedro Thompson, dos assuntos relacionados ao processo de fusão com a Kroton no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico), após denúncia anônima de que o executivo estaria articulando contra a transação, segundo fato relevante divulgado nesta sexta-feira (17).

De acordo com o documento, Thompson se concentrará na gestão da empresa, enquanto a Estácio investiga documento entregue pelo diretor-presidente da Kroton, Rodrigo Galindo, ao presidente do seu conselho de administração, João Cox.

O material, recebido de forma anônima, continha suposta troca de mensagens eletrônicas entre Thompson e a advogada que assessorava a Estácio perante o Cade sobre formas jurídicas ou brechas para barrar a fusão entre as empresas, de acordo com o fato relevante.

Cox reuniu o conselho da Estácio, que decidiu substituir o escritório de advocacia que representava a companhia no Cade, bem como contratar uma empresa especializada em gestão de risco para prevenir vazamentos ilegais de informações.

O fato relevante confirma notícia veiculada nesta sexta-feira pelo jornal "Valor Econômico". Em referência à reportagem, a Estácio diz que "refuta veementemente toda e qualquer alegação de que membros de sua administração estejam conspirando para frustrar a combinação de negócios com a Kroton".

A Kroton também se pronunciou em comunicado sobre a denúncia. "Ao tomar ciência das informações, cumprindo seu dever de diligência e os termos do Protocolo e Justificação da Incorporação das Ações de Emissão da Estácio pela Kroton (...) a Kroton comunicou prontamente e em caráter estritamente confidencial o fato ao Sr. João Cox, Presidente do Conselho de Administração da Estácio, sem qualquer juízo de valor em relação ao teor e/ou veracidade das informações recebidas, por se tratar de assunto interno da Estácio", informa.


Endereço da página: