Folha de S. Paulo


Filas em busca de FGTS se formam em todo o país nesta sexta-feira

O primeiro dia de saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sendo marcado por longas filas em algumas das principais cidades do país.

Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba são algumas das capitais com intensa procura nas agências da Caixa. No interior paulista, o mesmo ocorre em locais como Campinas e Ribeirão Preto.

No Rio, as agências da Caixa ficaram cheias e com longas filas. Na agência do Largo da Carioca, a principal do centro, trabalhadores levaram cerca de meia hora para serem atendidos.

SAQUE DO FGTS
Saiba como ter o dinheiro do fundo

Prevendo a alta procura, o banco remanejou membros da equipe para agências de rua como essa —os funcionários estão nos saguões das agências para esclarecer dúvidas.

Algumas pessoas não conseguiram sacar o dinheiro porque não constavam do sistema automático de liberação. "Nesses casos, são incluídas manualmente por funcionários, e o recurso leva alguns dias para cair na conta", disse Tamara Ribeiro, funcionária do banco.

Também houve quem encontrasse entraves burocráticos. Ancelmo Fernandes disse que não pôde ser atendido porque sua carteira de trabalho é de uma versão antiga.

"Agora tenho medo de não conseguir a nova dentro do prazo para o saque."

Muitos diziam que pretendem usar os recursos para pagar dívidas, como Leila Barros, 55. Demitida de uma empresa de telemarketing há um ano, ela está desempregada e afirmou que usará o dinheiro para quitar contas da casa, como energia e gás, que vem pagando com atraso.

"Não cortaram a luz porque minha família ajudou, não deixaram as dúvidas se acumularem tanto."

Mas havia também trabalhadores que pretendiam usar o dinheiro para investir. Um exemplo era Thiago Vicente, 32, ex-porteiro que quer usar o dinheiro para tirar carteira de motorista e fazer um curso de administração.

Em Curitiba, na maior agência da Caixa, a média foi de um cliente atendido por minuto entre 8h e 10h.

"Está uma loucura, desde manhã", disse uma funcionária. As filas na agência da praça Carlos Gomes, a maior do Sul do país, se espalharam pelo saguão e, perto das 10h, só para pegar uma senha se levava 20 minutos.

A maioria dos clientes, porém, elogiou a agilidade. Dentro da agência, o tempo médio de espera era de 20 minutos e, depois do pico da manhã, as filas diminuíram para dois minutos.

"Foi bem rápido, graças a Deus. O dinheiro veio em boa hora", disse o sinaleiro Odenir Silviano, 47. Desempregado há sete meses, ele planeja usar o dinheiro para comprar uniformes e material escolar para os filhos.

Já em Salvador, os bancos da agência Iguatemi, uma das principais da cidade, ficaram todos ocupados pelos interessados em sacar o dinheiro do FGTS e uma fila se formou do lado de fora da agência na manhã desta sexta (10). Em outras agências —Relógio de São Pedro e Mercês—, no centro, o cenário era o mesmo.

Dívidas, desemprego e complementação orçamentária eram alguns dos motivos que levaram centenas de pessoas a pelo menos 80 agências em Salvador e região metropolitana desde o início do dia. Segundo estimativa da Caixa, mais de 800 mil baianos devem comparecer às unidades no Estado até 31 de julho para sacar cerca de R$ 1 bilhão.

O vigilante Sérgio da Costa, 43, aproveitou o dia de folga para fazer o saque. "É um dinheiro que chega em boa hora para tirar a gente do sufoco."

Renan Silva André, 29, disse que pagará as dívidas acumuladas nos últimos anos para deixar o nome limpo.

Muitas pessoas que estiveram na Caixa também procuraram o banco em busca de informações.

Desempregada há três anos e sem acesso à internet, a cozinheira Maria da Glória disse à Folha que trabalhou 13 anos em diferentes períodos, com carteira assinada, e que acredita que receberá algum valor para amenizar as dificuldades enfrentadas nos últimos seis meses.

No interior paulista, filas foram registradas em cidades como Campinas e Ribeirão Preto. Na principal agência da Caixa em Ribeirão, no centro da cidade, o desempregado Alaor Pereira, 49, disse que queria sacar com o objetivo de quitar dívidas com familiares.

"Emprestaram dinheiro porque não consigo emprego, preciso pagá-los agora", disse.

TRANQUILO

Em Porto Alegre, o movimento se concentrou no início da manhã quando as agências abriram, às 8h. Por volta das 10h, uma fila de 20 pessoas em uma agência na praça da Alfândega, no centro, andava rápido.

Quem estava na fila para retirar o FGTS não enfrentou problemas. Mas quem buscava outros serviços precisava aguardar na mesma fila. Foi o caso da gestante Janaína de Miranda, 31, que acabou desistindo de esperar para habilitar o uso do aplicativo do banco no seu celular.

O aposentado Ronaldo Marcelo Coelho, 50, chegou cedo e descobriu que antes de realizar o saque precisava desbloquear sua conta. Por isso, enfrentou a fila duas vezes. Morador de Viamão, na região metropolitana, Coelho pretende usar o dinheiro para reformar a casa própria, em Mostardas (a 122 km de Porto Alegre).

Na agência sede da Caixa, também na praça, o movimento era intenso, mas sem filas. Cinco policiais da Brigada Militar (a PM gaúcha) faziam a segurança da área. De acordo com o sargento Ricardo da Silva, nenhuma ocorrência de furto do saque do FGTS foi registrada durante a manhã.

SÃO PAULO

Em São Paulo, também há registro de filas em lotéricas e também nas regiões mais afastadas. Em Guaianases, trabalhadores chegaram às 5h da manhã e, às 11h, ainda aguardavam atendimento.

Fila

ESTELITA HASS CARAZZAI, LUIZA FRANCO, MARCELO TOLEDO, PAULA SPERB E GABRIEL CARVALHO

*

1. Como saber quanto tenho na conta

É possível fazer a consulta pelos seguintes canais de atendimento:

SITE acesse aqui ou aqui

APLICATIVO FGTS para smartphones

TELEFONE 0800 726 2017 (ligação gratuita)

TENHA EM MÃOS
Número do CPF e número do PIS

PROBLEMAS

* Não consigo acessar os canais
* A Caixa diz que não tenho dinheiro, mas nunca saquei o FGTS
Para resolver divergências cadastrais ou tirar dúvidas dos valores que não batem, vá a uma agência com documentos e a carteira de trabalho

-

2. Quando sacar

Veja quando o dinheiro do FGTS será liberado

Calendário de recebimento do FGTS

Horário estendido
Nesta sexta (10), segunda (13) e terça (14), todas as agências da Caixa vão abrir às 8h da manhã

Sábado (11)
Algumas agências abrem das 9h às 15h. Quem tiver mais de R$ 5.000 em contas inativas não poderá transferir o valor no sábado. Veja aqui as agências abertas neste sábado.

Como vão funcionar agências da Caixa

-

3. Quem pode sacar

pessoas com direito a sacar - Em milhões

Tenho dinheiro do FGTS em ações de Petrobras e Vale. Posso sacar?
Sim. Existem alternativas:

  • Sacar apenas o dinheiro que está parado no FGTS e manter as ações. O dinheiro em ações poderá ser resgatado no futuro
  • Retirar todo o dinheiro. Para isso, é preciso pedir o resgate ao banco que tem a custódia do investimento?antes de sacar o FGTS inativo

-

4. Como retiro o dinheiro

Depende de quanto tem em conta. Para atendimento presencial, é sempre necessário levar a carteira de trabalho

Onde receber o dinheiro

CARTÃO DO CIDADÃO

O que é
é um cartão magnético emitido pela Caixa que permite o saque de benefícios do governo fora das agências (lotéricas e correspondentes bancários Caixa Aqui)

Não tenho o cartão
É possível pedir o documento em uma agência da Caixa, com o número do PIS em mãos

Perdi a senha
Ligue para 0800 726 0207 para fazer o recadastramento. Será preciso ir até uma agência da Caixa ou a uma lotérica para terminar o processo

PARA CLIENTES DA CAIXA

  • Não precisam ir ao banco para sacar o dinheiro
  • Quem tem poupança individual terá o dinheiro creditado automaticamente no primeiro dia de liberação, de acordo com o calendário
  • Quem tem conta-corrente pode autorizar o crédito automático no site www.contasinativas.caixa.gov.br

ATENÇÃO! - Cada contrato de trabalho gera uma conta do FGTS. Se você tiver FGTS inativo de mais de um local de trabalho, terá mais de uma conta com dinheiro

-

5. O que fazer com o dinheiro

TENHO DÍVIDAS
Uso o dinheiro como barganha para renegociar

  • Priorize quitar dívidas no rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, as linhas mais caras. Negocie com o banco descontos
  • Se não for possível pagar as dívidas atrasadas integralmente, quite o máximo possível. Se restarem dívidas caras, contrate um empréstimo com taxas mais baixas que as pagas atualmente

Importante! Se você tiver dívidas atrasadas ou no cheque especial, não faça a transferência do dinheiro do FGTS para a conta-corrente no banco.
No cheque especial, o dinheiro irá direto para cobrir o negativo, sem que você possa pedir descontos

QUERO INVESTIR
Planeje o investimento de acordo com seu objetivo

Reserva de emergência
Esses recursos devem somar cerca de seis meses de gastos, para que o trabalhador possa recorrer a esse dinheiro em caso de imprevistos
Onde aplicar: Tesouro Selic, CDBs e fundos DI

Casa própria
A aplicação do dinheiro do FGTS dependerá do tempo que o trabalhador planeja economizar até a compra do imóvel.
Onde aplicar: Tesouro Selic, CDBs e Fundos DI se o dinheiro for usado em breve. Se o objetivo é de prazo mais longo, é possível diversificar

Para o longo prazo
Se o objetivo for guardar para a aposentadoria, é possível investir em planos de Previdência. Outra opção são os títulos públicos Tesouro IPCA+.
Se falta tempo para a aposentadoria e o investidor tem apetite a risco, também é possível investir em renda variável


Endereço da página:

Links no texto: