Folha de S. Paulo


Lotéricas de São Paulo lotam em primeiro dia de saque de FGTS

Desde o início da manhãs desta sexta-feira (10), as filas de atendimento na lotérica dentro do Terminal Jabaquara, zona sul da capital paulista, não diminuem. A demora nos quatro guichês é de até uma hora, segundo os atendentes.

Movimento atípico por causa do saque do FGTS.

O assistente administrativo Luciani Costa, 41, buscou a lotérica pra fugir das filas das agências da Caixa. Não adiantou muito.

Foram 35 minutos de fila pra descobrir que os R$ 1,2 mil que aparecem em seu extrato de contas inativas não estão disponíveis para o saque. "Não aparece nenhum valor aqui e não me deram nenhuma orientação", diz ele. "Vou correr na Caixa agora para ver se consigo resolver".

Nesta manhã, trabalhadores têm enfrentado problemas para sacar o FGTS, como problemas no cadastro e a ausência de documentos para tirar o dinheiro.

Na lotérica na rua Jequitibas, no Jardim Oriental, perto da estação Jabaquara, a procura pelo saque do FGTS foi grande pela manhã, com filas até a calçada. Por volta das 11h30, entretanto, já não havia mais filas.

São permitidos saques em lotéricas de créditos até R$ 3 mil.

Mesmo movimentadas, as lotéricas ainda eram melhor opção do que a agência da Caixa da Rua Fajalla Koraicho, também próximo à estação.

A fila dobrava a esquina ao longo de toda manhã. O técnico de enfermagem Macsuel Melo, 35, levou mais de três horas para pegar uma senha e entrar na agência.

Às 12h, ainda não tinha sido atendido. "Tem 26 pessoas na minha frente", diz ele, que pretende poupar o valor que tem pra receber.


Endereço da página:

Links no texto: