Folha de S. Paulo


Analistas que mais acertam previsões passam a ver Selic a 9% ao final do ano

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
A alta do IPCA é estimada em 4,36% em 2017
A alta do IPCA é estimada em 4,36% em 2017

O grupo que mais acerta as previsões na pesquisa Focus do Banco Central reduziu as perspectivas para a taxa básica de juros tanto neste ano quanto no próximo, depois que o BC indicou que o cenário é de antecipação do ciclo de queda da Selic.

O Top-5, que reúne as instituições que mais acertam as projeções, reduziu a expectativa para a Selic em 2017 a 9%, contra 9,50% anteriormente. Para 2018, a projeção caiu ainda mais, a 8,75%, ante 9,25% na pesquisa anterior.

No levantamento geral divulgado nesta segunda-feira (6), entretanto, não houve alterações, com a perspectiva mantendo-se em 9,25% ao final de 2017 e 9% para 2018.

O BC afirmou, na ata divulgada na semana passada, que uma intensificação do ritmo de corte nos juros básicos equivale a maior grau de antecipação desse ciclo de flexibilização, reforçando que pode acelerar o passo em breve.

Alertou, porém, que o governo precisa promover reformas e ajustes que criem um ambiente propício a reduções mais acentuadas da Selic.

A avaliação é que os juros básicos poderiam estar mais baixos, já que o cenário é de inflação sob controle, atividade econômica muito fraca e safras generosas, que jogam para baixo os preços dos alimentos no mercado interno.

Boletim Focus

INFLAÇÃO

Para a inflação, a pesquisa Focus, feita uma centena de economistas, não teve mudanças, com a alta do IPCA estimada em 4,36% este ano e em 4,50% no próximo. Para ambos, a meta oficial de inflação é de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Por sua vez, as estimativas para a atividade econômica melhoraram ligeiramente, com a expansão do PIB em 2017 calculada em 0,49%, 0,01 ponto percentual a mais, acelerando em 2018 a 2,39%, 0,02 ponto acima da semana anterior.


Endereço da página:

Links no texto: