Folha de S. Paulo


Santander dá início a ação para atrair cliente do Citibank

Mark Lennihan/AP Photo
Fachada da agência bancária do banco Santander, em Nova York (EUA). *** FILE - This Tuesday, Dec. 17, 2013 photo shows a branch of Santander bank, in New York. The Federal Reserve on Wednesday, March 11, 2015 announced it is barring the U.S. divisions of Spain's Santander and Germany's Deutsche Bank from paying any dividends, saying their planning for financial risks is inadequate. (AP Photo/Mark Lennihan, File) ORG XMIT: NYBZ154
Banco espanhol fará pré-lançamento dos cartões de crédito do programa AAdvantage

Em uma tentativa de capturar os primeiros clientes do Citibank, o Santander fará a partir desta terça-feira (7) pré-lançamento dos cartões de crédito do programa de fidelidade da American Airlines, o AAdvantage.

No final de fevereiro, a filial brasileira do Citi falou pela primeira vez sobre o fim da parceria com a aérea e comunicou que consumidores serão migrados para o programa de fidelidade Multiplus, ligado à Latam, em junho.

O cliente que quiser continuar a acumular os pontos do cartão no AAdvantage precisará ir para o Santander, mas não será obrigado a se tornar um correntista do banco.

O Santander anunciou que seria o novo parceiro exclusivo da American Airlines em dezembro do ano passado. A parceria foi um drible no Itaú, que comprou a operação de varejo do Citibank no Brasil, em setembro, por R$ 750 milhões, derrotando o banco espanhol. A aquisição ainda depende do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central.

"É a maior companhia aérea do mundo e tem uma clientela muito fiel. Esse é um público muito desejado", afirma Rodrigo Cury, superintendente de cartões do Santander.

Os termos financeiros do acordo não foram revelados, mas a American Airlines ficará com uma porcentagem do valor recebido pelo banco a cada vez que o cliente utiliza o cartão para pagar uma despesa.

Desde que perdeu a disputa pelo Citi, o Santander vem ajustando seu discurso para se vender como o último banco internacional no país. O objetivo é capturar clientes da instituição americana e também do HSBC, comprado pelo Bradesco.

No entanto, especialistas são céticos sobre a capacidade do programa de fidelidade em servir de chamariz para clientes.

Boanerges Ramos Freire, sócio da consultoria Boanerges e Cia., avalia que consumidores tendem a valorizar mais o relacionamento bancário do que o programa de fidelidade do cartão para decidir com qual instituição se relacionar.

REAÇÃO

A mudança de mãos da American Airlines acelera a disputa por clientes de alta renda no mercado de cartões, que vinha estagnado.

Com a crise, que diminuiu a disposição dos bancos a isentar anuidades, as atenções estavam voltadas a novos competidores, como o Nubank, que ganhou espaço e reputação com público de renda mais baixa justamente por não cobrar tarifas.

Para substituir o programa AAdvantage, o Citi anunciou a Multiplus. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas é provável que ele tenha condições semelhantes às oferecidas na parceria do Itaú com o programa de fidelidade, anunciada no final de janeiro. O Itaú dá até 100 mil pontos para novos clientes desse cartão.

Nos Estados Unidos, ocorre movimento parecido na disputa pelo topo da pirâmide. A American Express passou a oferecer US$ 200 em viagens de Uber para tentar conter a fuga de clientes para um cartão do J.P. Morgan, que também ofereceu pontos extras a novos clientes, segundo o "The Wall Street Journal".

ANUIDADE

O Santander dará a primeira anuidade grátis para quem contratar o cartão durante o pré-lançamento, que deve ocorrer até abril, quando os cartões começam a ser enviados para os clientes.

Cury não informou qual será o valor da tarifa, apenas que ela "será competitiva" e que a conversão de pontos será "agressiva", de até 4 pontos por dólar gasto.

O cliente que migrar do Citi para o Santander, porém, terá um custo alto por essa bonificação maior. Hoje o cartão do Citi cobra R$ 792 ao ano (segmento Black). No Santander, esse valor é cobrado por um cartão que alcança o mesmo público, mas sem parceria com nenhuma outra empresa. O Itaú Multiplus Black, por exemplo, cobra R$ 1.200 ao ano.


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