Folha de S. Paulo


Snapchat sobe 44% na estreia na Bolsa e vale 150% a mais que Twitter

A longa seca no mercado de ofertas públicas iniciais de empresas de tecnologia de grande porte acabou nesta quinta-feira (2). As ações da Snap Inc., dona do Snapchat, registraram alta de mais de 40% em relação a seu preço de oferta inicial, em sua estreia no mercado.

O bom desempenho vem de encontro às dúvidas quanto à governança e lucratividade da controladora do aplicativo de mensagens que desaparecem poucos segundos depois de lidas.

Uma multidão de operadores passou mais de uma hora diante da mesa do market maker [empresa que tem o compromisso de manter ações de uma dada companhia para compra e venda em bolsa] apontado para a Snap, depois que soou o sino de abertura do pregão da bolsa de Nova York. Eles estavam ajudando a determinar o preço inicial de mercado das ações. Surgiram aplausos no pregão quando as ações, que tinham preço de oferta inicial de US$ 17, acima da faixa prevista entre US$ 14 e US$ 16, imediatamente atingiram a cotação de US$ 24.

As ações chegaram a superar os US$ 25, no pregão da tarde, o que representa um valor de mercado de quase US$ 30 bilhões para a empresa.

MANDA SNAP

A esse preço, o valor de mercado da Snap é 250% maior que o do Twitter, seu rival no mercado de redes sociais, e equivalente ao do grupo Kellogg de alimentação, ao da produtora de videogames Electronic Arts e ao da fabricante de eletrônicos Panasonic.

Mas a capitalização atingida pela empresa ainda se apequena diante de seus dois principais concorrentes na disputa por verbas publicitárias: Google, com US$ 590 bilhões, e Facebook, com US$ 400 bilhões.

Cerca de 75 milhões de ações da Snap trocaram de mãos às 11h35 da manhã, horário de Nova York, o momento em que elas começaram a ser negociadas no mercado aberto. O montante representa o maior volume de ações negociado em uma bolsa dos Estados Unidos, de acordo com dados da Bloomberg, na categoria de empresas com valor de mercado superior a US$ 50 milhões.

O entusiasmo surgiu a despeito da decisão de alguns administradores de investimento de rejeitar a ação, devido à preocupação com a decisão da empresa de emitir ações preferenciais, sem direito de voto, o que é inédito nos Estados Unidos, e de garantir controle aos seus cofundadores mesmo que eles deixem a companhia.

Além disso, alguns analistas questionaram se um app sem lucros e em feroz concorrência com outras empresas de mídia social merecia uma avaliação tão generosa. No ano passado, a empresa registrou prejuízo líquido de US$ 515 milhões sobre faturamento de US$ 405 milhões, depois de sofrer prejuízo de US$ 373 milhões em 2015.

Brian Wieser, analista da Pivotal Research, disse que a Snap havia sido "significativamente superestimada", devido ao ambiente de competição que enfrenta, ao seu modelo de negócios ainda não comprovado e aos riscos de diluição, para os acionistas, devido à postura "agressiva" da empresa na distribuição de ações aos seus funcionários.

Wieser recomendou venda da ação, e estimou um preço de US$ 10 para ela.

A ABERTURA

Os cofundadores da Snap tocaram o sino de abertura do pregão da bolsa enquanto aguardavam as primeiras transações da oferta pública inicial que fez deles bilionários. Evan Spiegel, 26, presidente-executivo do grupo, e Bobby Murphy, seu vice-presidente de tecnologia, apareceram usando ternos elegantes e gravatas, o que os diferencia de outros empreendedores da tecnologia que costumam aparecer para ocasiões como essas usando agasalhos com capuz e camisetas. Tom Farley, presidente da bolsa de Nova York, também esteve presente, e subiu ao pódio na companhia dos dois executivos.

A noiva de Spiegel, a modelo Miranda Kerr, foi com ele à bolsa, como parte de uma comitiva de 100 convidados da Snap, que incluía empregados, membros do conselho e parentes.

Do lado de fora da bolsa, um grande cartaz amarelo que dizia "Snap Inc" enfeitava a fachada. Do lado de dentro, telas exibindo o logotipo do fantasma que é a marca da Snap estavam posicionadas por sobre o salão de operações da bolsa, e funcionários da Snap e da bolsa circulavam usando o óculos Spectacles, um produto da Snap que sobe os vídeos que grava diretamente para o Snapchat.

Um Snapbot, uma máquina amarela de venda de Spectacles, também foi instalado na sede da bolsa, como presente da empresa, enfeitado por balões amarelos.

A Snap também presenteou os operadores da GTS, a empresa designada como market marker de suas ações, com o Spectacles, mas eles optaram por não usar o óculos porque as imagens registradas poderiam revelar inadvertidamente os pedidos recebidos.

O SNAPCHAT

Fundado como alternativa às plataformas existentes de mídia social, o Snapchat permite troca rápida de mensagens ("snaps") que desaparecem em 10 segundos.

A Snap acrescentou recursos como coleções de fotos que ficam no ar por 24 horas, sob o nome "histories", e uma plataforma editorial que permite que usuários acompanhem notícias e entretenimento, sob o nome "discover". O Snapchat se descreve como um serviço para amigos próximos, e não para conhecidos, como no caso do Facebook, ou desconhecidos, como no Twitter.

Cerca de 158 milhões de usuários abrem o app em média 18 vezes por dia, e 60% deles enviam um snap a um amigo pelo menos uma vez por dia. A faixa etária dominante é a dos 18 aos 24 anos, uma geração que os anunciantes gostariam de atingir via aparelhos móveis, já que seus integrantes não passam muito tempo assistindo TV.

Mike Segar - 18.mai.2016/Reuters
Snapchat logo image created with Post-it notes is seen in the windows of Havas Worldwide offices at 200 Hudson street in lower Manhattan, New York during
Logo do Snapchat criado com post-it em escritório de Nova York

A documentação encaminhada pela Snap à SEC (Securities and Exchange Commission), agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários dos Estados Unidos, para sua oferta pública inicial inovou, mencionando "sexting" —ou seja, a troca de mensagens e imagens de teor íntimo—, fotos de pessoas no banheiro e um desenho do fantasma da marca vomitando um arco-íris.

Os investidores que colocaram capital na empresa antes da oferta pública inicial e se beneficiarão de seu sucesso incluem os grupos de capital para empreendimentos Benchmark e Lightspeed Venture Partners, grandes empresas de tecnologia como o Alibaba e Yahoo!, e uma escola de segundo grau no Vale do Silício, a Saint Francis High School, de Mountain View, que investiu US$ 15 mil na rodada inicial de capitalização da Snap depois que alunos da escola foram os primeiros a informar um executivo de capital para empreendimentos sobre o app.

A operação está sendo apontada como barômetro para a demanda dos investidores por aberturas de capital no setor de tecnologia, por estar acontecendo em um período particularmente lento. As mais recentes companhias quentes de tecnologia, como o Uber e o Airbnb, conseguiram levantar bilhões de dólares em capital e atingiram avaliações muito elevadas.

John Colley, professor da Warwick Business School, apontou que a Snap enfrenta significativos desafios na concorrência com o Facebook e o Google, registra prejuízos consideráveis e está sofrendo de uma desaceleração no crescimento.

"A Snap está se beneficiando da alta disponibilidade de caixa da parte de instituições e indivíduos", ele disse. "A avaliação próxima do limite mais alto projetado reflete alta liquidez, e não que a empresa seja uma excelente perspectiva. Há mais dinheiro que oportunidades, o que significa buscar opções de alto risco como o Snapchat."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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