Folha de S. Paulo


Japonesa Takata se declara culpada por falha em airbags

Scott McIntyre/The New York Times
FILE Äî Cars that were traded in because of the Takata airbag recall, at a lot in West Palm Beach, Fla., Jan. 25, 2017. Plaintiffs in a class action say internal documents from at least four automakers show that they continued to use the flawed airbags to save on costs. (Scott McIntyre/The New York Times)
Carros com airbags que apresentaram falhas de segurança

A empresa japonesa Takata se declarou culpada nesta segunda-feira (28) de uma acusação criminal, como parte de um esperado acordo de US$ 1 bilhão com o Departamento de Justiça, que inclui fundos de compensação para fabricantes de carros e vítimas dos seus airbag defeituosos.

Após a declaração de culpa, um juiz federal em Detroit estava ouvindo objeções ao acordo levantadas por advogados de algumas vítimas do equipamento da Takata, que argumentam que o acordo vai ser usado pelos fabricantes de carros para evitar responsabilidade, disse um funcionário do tribunal.

A Takata espera ganhar a aprovação do tribunal para o acordo, um obstáculo chave para assegurar o apoio de um investidor ou comprador que possa financiar um esforço de recuperação e ajudar a lidar com os bilhões de dólares em custos relacionados com o maior recall já feito na indústria automotiva.

Advogados de proprietários norte-americanos processaram a Honda, a Nissan, a BMW, a Ford, a Mazda e outros fabricantes, alegando que eles sabiam sobre os airbags defeituosos havia anos, mas continuaram usando o equipamento.

Pelo menos 16 mortes foram ligadas à explosão dos airbags Takata. Os defeitos levaram a um recall mundial de 31 milhões de veículos por dez fabricantes desde 2008. Todas as mortes, com exceção de uma, ocorreram em veículos Honda.


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