Folha de S. Paulo


Uso de inteligência artificial, dados e sensores renovam a rotina urbana

A cidade inteligente escuta e entende sua população e se adapta a parâmetros dinâmicos, como clima e trânsito. Sensores que vão do subsolo ao ar e a análise de conjuntos de dados alimentam a inteligência artificial que dá fluidez às suas ruas e ajuda a garantir o bem-estar de seus habitantes.

Em busca dessa inteligência urbana, tecnologias desenvolvidas por pesquisadores e empresários turbinam novas soluções para problemas que se tornaram velhos conhecidos dos brasileiros, como enchentes, violência, congestionamento e poluição.

TECNOLOGIA NACIONAL
Inteligência artificial renova a rotina e busca soluções para as cidades
Obra do artista Herman Tacasey feita com placa-mãe e componentes de computador

Esta série mostra algumas iniciativas nessa direção, como o uso de "big data" nas decisões de departamentos de trânsito das grandes cidades, equipamentos capazes de vigiar bueiros e um software que reconhece o som de tiros e de tumulto para alertar centrais de monitoramento de segurança.

Ao mesmo tempo, as microalgas separadas por um robô em Brasília se tornam a promessa de biocombustíveis mais eficientes, e a engenharia automotiva nacional dá passos cada vez mais largos rumo ao reconhecimento no exterior.


Endereço da página:

Links no texto: