Folha de S. Paulo


Prévia mostra inflação para 12 meses se aproximando dos 5%

Marcos Santos/USP Imagens
Inflação fica em 0,54% na prévia de fevereiro
Inflação fica em 0,54% na prévia de fevereiro

A prévia da inflação oficial do Brasil mostrou maior pressão do que o esperado em fevereiro, mas ainda assim atingiu o menor nível para o mês em cinco anos e se aproximou de 5% em 12 meses, dando munição para que o Banco Central continue reduzindo a taxa básica de juros.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,54% neste mês, acelerando sobre a alta de 0,31% do primeiro mês do ano num movimento sazonal provocado pelos preços de educação, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (22).

No acumulado em 12 meses até fevereiro, o IPCA-15 subiu 5,02%, contra 5,94% em janeiro e ainda mais perto do centro da meta oficial —4,5% pelo IPCA, com tolerância de 1,5 ponto percentual. É o menor nível desde junho de 2012, quando o IPCA-15 marcou 5%.

Os resultados ficaram um pouco acima da expectativa em pesquisa da Reuters, com alta de 0,50% no mês e de 4,99% em 12 meses.

Após o fechamento dos mercados nesta sessão, o BC divulga sua decisão sobre a Selic. O resultado do IPCA-15 reforça a visão em pesquisa Reuters de redução de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, o que a levaria a 12,25% ao ano, menor nível em dois anos.

Inflação - Índice de variação de preços medido pelo IPCA-15, em %

"A alta no grupo Educação reflete os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo, em especial os aumentos nas mensalidades dos cursos regulares", explicou o IBGE em nota, informando que os preços dos cursos regulares aumentaram 6,94%, maior impacto individual (0,21 p.p.) no IPCA-15.

As tarifas de ônibus urbanos e intermunicipais, com altas respectivas de 3,24 e 3,84%, também ajudaram a pressionar o resultado do IPCA-15 neste mês.

Com isso, a inflação de serviços acelerou a 1,01% neste mês, contra 0,31 em janeiro, segundo o economista-sênior do banco Haitong, Flávio Serrano. Já a medida considerada pelo BC acelerou a alta a 0,49%, frente a 0,39% no período.

Inflação por grupos - Variação em % segundo o IPCA-15

O IBGE explicou que em fevereiro o grupo Educação foi o principal responsável pelo resultado do indicador após acelerar a alta a 5,17%, sobre 0,18% em janeiro. Com isso, o impacto foi de 0,24 ponto percentual no índice todo.

"A questão é que temos o IPCA convergindo para 4,5%, e o BC tem espaço para flexibilizar e levar a taxa de juros para mais perto da neutralidade", disse ele, acrescentado que a partir de abril existe a possibilidade de o BC acelerar o passo e reduzir a Selic em 1 ponto.

Na outra ponta, mostrou o IBGE, os preços no grupo Vestuário recuaram 0,31% em fevereiro, ampliando a queda de 0,18% no mês anterior. Os preços de Alimentação e bebidas também caíram neste mês (-0,07%), depois de subirem 0,28% em janeiro, com destaque para o feijão-carioca (-14,68%) e a batata-inglesa (-7,63%).

A recessão econômica com desemprego ainda alto no país já levaram os economistas consultados na pesquisa Focus do BC a ver a inflação abaixo do centro da meta este ano.

A expectativa no levantamento mais recente é de alta do IPCA de 4,43%, com a Selic a 9,5%.


Endereço da página:

Links no texto: