Folha de S. Paulo


Dona do Burger King compra rede de frango frito por US$ 1,8 bilhão

Claude Paris - 22.dez.2012/Associated Press
FILE - In a Saturday, Dec. 22, 2012 file photo, a customer purchases a meal at a Burger King restaurant in Marseille-Provence airport, in Marignane, France. Burger King is in talks to buy Tim Hortons in hopes of creating a new, publicly traded company with its headquarters in Canada. (AP Photo/Claude Paris, File) ORG XMIT: NY112
Loja do Burger King na França

A Restaurant Brands, proprietária da cadeia de fast food Burger King, vai acrescentar frango frito à moda da Louisiana à sua linha de restaurantes, com a aquisição da Popeyes Lousiana Kitchen por US$ 1,8 bilhão, anunciada nesta terça-feira (21).

A empresa é controlada pelo grupo 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira, Marcel Telles, Alex Behring e Roberto Thompson Motta, e pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

"Com essa transação, a RBI adiciona uma marca com posição distinta e enquadrada em um segmento atraente, com fortes perspectivas de crescimento nos EUA e no exterior", disse Daniel Schwartz, presidente-executivo da Restaurant Brands, criada em 2014 quando o Burger King adquiriu a cadeia canadense de cafés Tim Hortons.

O grupo planeja desenvolver a Popeyes Lousiana Kitchen, uma cadeia de restaurantes fundada há 45 anos, "em ritmo mais rápido", nos Estados Unidos e no exterior.

O 3G e Buffett, que no passado se uniram para adquirir o Burger King e promover a fusão entre a Kraft e a Heinz, podem ter percebido uma oportunidade de ingresso em mercados emergentes, onde o frango frito continua a ganhar popularidade.

Há mais de 5.000 restaurantes do KFC na China, um país onde essa rede de casas de frango frito está presente há três décadas, de acordo com informações da Yum China Holdings. Isso se compara a um total de 2.688
restaurantes da Popeyes no fim de dezembro -a maioria nos EUA.

A transação surge apenas dois dias depois de a Kraft Heinz, controlada também pelo 3G e Buffett, retirar sua oferta pela tomada de controle da Unilever em uma fusão de US$ 143 bilhões, pouco depois de ter revelado publicamente seu interesse em adquirir a empresa.

As transações no setor de restaurante começaram o ano com força. A aquisição da Popeyes eleva o valor total das fusões e aquisições no setor neste ano a US$ 4,71 bilhões até o momento, de acordo com dados da Dealogic.

Em 2016, o montante total das transações de fusão e aquisição no setor foi de US$ 29,7 bilhões –o terceiro maior já registrado–, puxado pela cisão da Yum China, uma transação de US$ 9,5 bilhões promovida pela Yum Brands, controladora do KFC.

HISTÓRIA

O Popeyes surgiu em 1972 com o nome de Chicken on the Run, para servir frango frito à maneira tradicional do sul dos EUA, com crosta crocante e carne suculenta, nos subúrbios da Louisiana.
Depois de uma recepção nada entusiástica, a marca foi mudada para Popeyes, em referência não ao marinheiro comedor de espinafre dos desenhos animados, mas a um personagem do filme "Operação França", de acordo com o site da empresa.
Os restaurantes também começaram a vender o frango frito com tempero picante, ao estilo de Nova Orleans, que continua a ser seu carro chefe até hoje.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: