Folha de S. Paulo


Rio adia para quinta discussão sobre privatização do saneamento

Alessandro Buzas/Futura Press/Folhapress
RIO DE JANEIRO,RJ,31.12.2004:PROTESTO CONTRA O GOVERNO TEMER - Protesto contra o governo Temer e Pesão, com apoio de sindicatos da Cedae, professores e grupos que pedem o retorno da ex-presidente Dilma, em Copacabana no Rio de Janeiro, RJ, neste domingo 5. (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Folhapress)
Protesto contra Temer e Pezão com apoio de sindicatos da empresa estadual de saneamento, Cedae

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) adiou para quinta-feira (9) o início das discussões do projeto de lei que autoriza a privatização da empresa estadual de saneamento Cedae e garante ao governo estadual um empréstimo para pagar salários dos servidores.

O projeto foi apresentado na quinta (2) pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

A venda é uma das exigências do governo federal no plano de recuperação fiscal do Estado do Rio, que prevê também aumento de contribuição previdenciária dos servidores públicos.

A votação do projeto seria realizada nesta terça (7), mas foi adiada para que as comissões permanentes da Alerj que analisarão o texto sejam instaladas.

Com a aprovação do projeto, Pezão espera levantar R$ 3,5 bilhões por meio de empréstimo, que seria pago após a venda da totalidade das ações da companhia.

Situação dos Estados

Um eventual saldo adicional será usado para pagar dívidas do estado com a União.

Servidores prometem novos protestos contra a privatização da companhia a partir desta terça. Na semana passada, confrontos entre manifestantes e policiais transformaram o centro do Rio em uma praça de guerra.

Nesta segunda, a bancada do PSOL na Alerj entrou na Justiça com um pedido de liminar para suspender o debate sobre a venda da companhia. Segundo o deputado Marcelo Freixo (PSOL), o processo deveria passar por audiências públicas em todos os municípios impactados.


Endereço da página:

Links no texto: