Folha de S. Paulo


Ex-dono da rede Wizard vai vender cosméticos em sistema porta a porta

Jorge Araujo - 7.jul.2014/Folhapress
CAMPINAS SP Brasil 07 07 2013 ESPECIAL MERCADO empresário Carlos Wizard Martins, presidente da rede de ensinos Wizard, a maior franquia do país, com 2 mil franqueados. fala sobre a trajetória de sucesso da rede, empreendedorismo, mercado de fraquias MERCADO Jorge Araujo 703 Folhapress ORG XMIT: XXXX
Carlos Wizard Martins, presidente do Grupo Sforza, que engloba marcas como Mundo Verde e Topper

O grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins, que nos últimos anos adquiriu a rede de varejo Mundo Verde e as marcas de produtos esportivos Topper e Rainha, agora entra no mercado de venda porta a porta.

A modalidade é um canal de vendas em que o empresário nunca havia atuado. E o setor escolhido foi o de cosméticos, um terreno em que a venda direta foi consolidada há décadas por gigantes como Natura e Avon.

Mas o empresário não pretende concorrer nas diversas categorias de produtos comercializadas pelos líderes do setor. Ele vai atuar especificamente na venda de óleos essenciais, com uma marca batizada como Aloha Oils.

Wizard Martins é o fundador do grupo Multi, da rede de escolas de idiomas Wizard. O negócio foi vendido há cerca de três anos para a britânica Pearson por aproximadamente R$ 2 bilhões.

'SAUDABILIDADE'

Após sair do negócio, a empresa de "private equity" de sua família passou a investir em marcas de varejo e esportes. "Investimos em negócios que propiciam a saudabilidade", afirma ele.

Os óleos essenciais da Aloha estão, segundo Wizard Martins, em sintonia com a "saudabilidade" que ele diz proporcionar com seus outros investimentos.

Mas, além de escolas de futebol, que de fato podem favorecer a saúde de seus clientes (como a Academia Palmeiras e a Ronaldo Academy), a Sforza já investiu em restaurante fast food. Em meados do ano passado, anunciou R$ 100 milhões para trazer a rede de comida mexicana Taco Bell ao Brasil.

No caso da Aloha, a ideia nasceu de uma viagem ao Havaí, onde a filha do empresário Priscila Martins conheceu os óleos. É ela quem está à frente do projeto, ao lado de uma irmã. O negócio começa com uma equipe pequena, segundo Wizard Martins, que vai importar os insumos e embalar o produto no Brasil.

Até o fim deste ano, a meta é alcançar 10 mil distribuidores para os óleos derivados de plantas aromáticas, que prometem aliviar diversos males, desde dores de cabeça até fungos e estresse.

De acordo com a Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o volume de negócios no setor de vendas diretas foi de R$ 29,5 bilhões entre janeiro e setembro do ano passado, contração de 1,9% em relação ao mesmo período de 2015.


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