Folha de S. Paulo


Toshiba vai vender parte de sua divisão de chips

Toru Hanai/REUTERS
Toshiba vai vender parte de sua divisão de chips
Toshiba vai vender parte de sua divisão de chips

O conselho da Toshiba aprovou nesta sexta-feira (27) planos para transformar seu negócio de chips de memória em uma empresa separada e buscar investimento externo para ele, conforme a companhia busca amenizar o impacto de uma baixa de vários bilhões de dólares em razão de seus negócios nucleares nos EUA.

O movimento será apenas uma das muitas escolhas difíceis que o conglomerado japonês deve fazer, uma vez que os recursos devem cobrir apenas parte da perda decorrente de um negócio de construção de usinas nucleares recentemente adquirido nos EUA —uma cifra que a mídia local colocou em 680 bilhões de ienes (US$ 6 bilhões).

O negócio de chips de memória da Toshiba —o maior produtor de memória flash NAND do mundo depois da Samsung Electronics— é a joia da coroa, responsável pela maior parte de seu lucro operacional.

A Toshiba está procurando vender cerca de 20% por mais de 200 bilhões de ienes e os potenciais investidores incluem empresas de private equity, o parceiro de negócios Western Digital e o Banco de Desenvolvimento do Japão, que é apoiado pelo governo, disseram fontes.

A empresa está se apressando para terminar a venda até o fim do ano financeiro em março.


Endereço da página: