Folha de S. Paulo


Vendas do McDonald's nos EUA caem pela 1ª vez em 6 trimestres

Fred Prouser/Reuters
Ronald McDonald em restaurante da Califórnia
Ronald McDonald em restaurante da Califórnia

As vendas de unidades do McDonald's nos Estados Unidos caíram pela primeira vez em seis trimestres, com a novidade de café da manhã servido o dia todo não conseguindo superar a competição com supermercados e outros varejistas.

As ações da companhia caíam cerca de 0,7% às 15:50 (horário de Brasília) depois que a operadora da maior rede de fast-food do mundo divulgou resultados do quarto trimestre nesta segunda-feira (23).

O McDonald's e outros operadores do setor estão enfrentando competição ampla de rivais que incluem lojas de conveniência, supermercados e serviços de entrega de comida como a Blue Apron.

O desafio vindo de mercados menores tem sido particularmente importante para o McDonald's. Supermercados têm repassado custos menores de alimentos para os lojistas, enquanto os restaurantes estão elevando preços para compensar o impacto de aumentos do salário mínimo.

O número de clientes em lojas do McDonald's caiu mais de 10% nos últimos quatro anos nos Estados Unidos, mercado mais lucrativo da companhia, segundo nota a clientes da RBC Capital Markets.

As vendas nas unidades do McDonald's abertas nos EUA há pelo menos 13 meses caíram 1,3% no quarto trimestre. Ainda assim, a queda foi levemente menor que o 1,4% previsto em média por analistas, segundo a Consensus Metrix.

Os resultados de operações internacionais também superaram expectativas de analistas por causa da força da rede no Reino Unido, China, Japão e alguns países da América Latina.

A receita no quarto trimestre caiu quase 5%, para US$ 6,03 bilhões de dólares, principalmente por causa da venda de restaurantes da rede a franqueados. Analistas, esperavam, em média, receita de US$ 5,99 bilhões, segundo a Thomson Reuters.


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