Folha de S. Paulo


Produção de petróleo da Opep recua em dezembro, aponta relatório

Martin Bureau/AFP
Plataforma de petróleo da Total na costa angolana
Plataforma de petróleo da Total na costa angolana

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sinalizou nesta quarta-feira (18) uma redução do excedente de oferta em 2017, com o volume produzido pelo grupos caindo ante um pico em novembro e com produtores de fora do cartel mostrando sinais positivos de adesão ao acordo para redução da produção, o primeiro do gênero desde 2001.

Em relatório mensal, a Opep informa que sua produção, excluindo a da Indonésia, somou 33,085 milhões de barris por dia em dezembro, tendo como base dados coletados de fontes secundárias, uma redução de 221 mil barris por dia ante novembro.

O volume de novembro havia sido o maior desde pelo menos 2008.

Além de ter relatado menor produção de seus membros, a Opep cortou sua previsão de fornecimento em 2017 de países não membros após sinais de que a Rússia e outros não membros irão mesmo somar esforços na limitação de produção.

A organização agora espera que fornecimento de fora da Opep suba para 120 mil barris por dia neste ano, ante uma previsão de crescimento de 300 mil barris por dia no relatório do mês passado, apesar de uma previsão revisada para cima de fornecimento americano.


Endereço da página: