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Delimitar público-alvo na rede social é fundamental para marketing digital

Adriano Vizoni/Folhapress
Publicitário Felipe Dubau e engenheiro Leandro Alves, sócios da Light Chef, na sede da empresa em SP
Publicitário Felipe Dubau e engenheiro Leandro Alves, sócios da Light Chef, na sede da empresa em SP

Alternativa acessível para pequenas empresas, redes sociais são uma ferramenta poderosa e barata de marketing. Mas geram dividendos apenas quando usadas com uma estratégia, público-alvo definido e conteúdo relevante.

A dica é delimitar bem o público-alvo. Vale observar formadores de opinião e concorrentes para identificar interessados pelo produto.

"Abrir a página por abrir, sem planejamento, é receita para o fracasso", diz a professora de marketing digital da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) Winna Zansavio.

O coordenador do núcleo de inovação em mídia digital da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Eric Messa, sugere a geolocalização para identificar a quem o anúncio realmente interessa, em vez de gastar verba à toa.

"As redes pedem segmentação do público, diferente das mídias de massa, em que o anúncio falava a todos", afirma Messa. "Agora, o alcance não precisa ser tão grande, a questão é ir direto ao ponto. É uma mudança que muitos não entendem."

Planejar o conteúdo também é vital para aumentar o interesse do público. Na Light Chef, que vende refeições saudáveis em São Paulo e faturou R$ 3 milhões em 2016, as reuniões para definir as postagens são semanais.

"Planejamos cinco posts por semana: três sobre nossos pratos e dois com dicas de nutrição, esporte e estilo de vida", afirma o sócio Felipe Dubau, 28.

POSICIONAMENTO

Além do planejamento, é preciso identificar quais redes são apropriadas para seu tipo de negócio.

O Facebook é a principal delas, indispensável para empresas de qualquer área, e pode representar uma parcela considerável das vendas.

Quem está no ramo de entretenimento pode investir no YouTube, e quem vende produtos pode usar o Instagram ou o Pinterest para apresentá-los usando imagens.

Na loja virtual carioca Zen Animal, o Facebook é responsável por trazer 12% do faturamento anual. A gestão das redes é feita pela fundadora, Karen Neves, 33.

"Fazemos questão de responder a todos, e com rapidez. Vimos que isso aumenta a conversão de visitas em vendas", afirma Neves.

Não enrolar o cliente, mas mostrar a eficácia do produto, também é fundamental.

"Fazer panfletagem, em vez de contar como o item é útil, não adianta", afirma o professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e consultor na área digital Edney Souza.

O administrador Sidney Machado, 31, dono da clínica de estética paulistana Bonapele, investe na divulgação de imagens de "antes e depois" de seus clientes. "Nesse setor, que depende de confiança, mostrar resultados ajuda muito", afirma.

Ele calcula que 80% da sua base de clientes venha da internet. "Ninguém entra em uma clínica de estética para 'dar uma olhadinha', então temos que caçar o consumidor", explica. A empresa faturou R$ 500 mil em 2016.

Souza, da ESPM, recomenda também que uma empresa não compre brigas com seus consumidores por meio das redes sociais. "Na web, tudo é eterno. Sua marca fica ligada à confusão", diz.

Se há problema, responda rápido e peça desculpas.

"Muitas empresas ainda não se habituaram ao crescente poder do público sobre sua imagem", diz Rose Naves, coordenadora da pós em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais da Universidade Anhembi Morumbi.

"Antes, o discurso era mais fechado em favor das marcas, mas hoje as pessoas já se fazem ouvir", afirma.

Como gerir os perfis virtuais de sua empresa

TRANSPARÊNCIA
Não adianta demorar para responder críticas, atacar o cliente ou tentar enrolá-lo. Seja educado, honesto e profissional na interação para conquistar o consumidor

ESTRATÉGIA
Decida com antecedência qual será o conteúdo e a frequência de postagens nas páginas. Quem tem pouca verba pode pagar para impulsionar posts, que aumentam seu alcance, uma ou duas vezes por semana

LINGUAGEM
É importante também decidir se a página terá um clima mais informal ou mais técnico, até mesmo na hora de responder a dúvidas, críticas e sugestões, dependendo do setor

MONITORAMENTO
O mecanismo de busca da rede social permite buscar termos específicos. Insira o nome de sua empresa ou do produto para monitorar o que está sendo dito e auxiliar algum cliente ou até receber elogios

CONTEÚDO
Evite textos longos e aposte em imagens e vídeos, que devem ser bem produzidos. A cada três postagens, apenas uma pode ter teor comercial. Vale postar dicas ou tutoriais

PERFIL
Não é preciso abrir uma conta em cada rede social, mas identificar qual é mais adequada. Setores formais usam o LinkedIn, por exemplo, enquanto empresas de moda devem estar no Instagram

Fonte: Adriano Campos, do Sebrae-SP


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