Folha de S. Paulo


Petroleira saudita avalia cortar oferta de petróleo em até 7% em fevereiro

Marwan Naamani/AFP
Instalação da Saudi Aramco, da Arábia Saudita, em 2008
Instalação da Saudi Aramco, da Arábia Saudita, em 2008

A petroleira estatal saudita Saudi Aramco começou a negociar com clientes do mundo todo possíveis cortes de 3% a 7% nos carregamentos de petróleo em fevereiro, para cumprir o acordo de cortes acertado no âmbito da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), disseram à agência Reuters quatro fontes com conhecimento do assunto nesta quinta-feira (5).

A Opep fechou acordo no fim de novembro para cortar produção no primeiro semestre de 2017 e reduzir o excesso de oferta global, em uma tentativa de impulsionar preços.

Sob o acordo, a Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, aceitou cortar a produção em 486 mil barris por dia, ou 4,61% de sua produção registrada em outubro, de 10,544 milhões de barris por dia.

"A Aramco está abordando seus clientes para tratar possíveis cortes em fevereiro e discutir possíveis cenários de fornecimento", disse uma das fontes.

"Nada está confirmado ainda", disse ele, acrescentando que os cenários são para cortes de 3% a 7% nos volumes.

A estatal está recebendo pedidos para embarque de petróleo para fevereiro e avaliando quais tipos de produto poderão sofrer cortes, disse uma segunda fonte.

Compradores de petróleo saudita serão notificados até 10 de janeiro sobre suas respectivas alocações para fevereiro.


Endereço da página: