Folha de S. Paulo


Santander aposta em milhas para tirar do Itaú clientes do Citibank

O Santander perdeu para o Itaú a disputa pela operação de varejo do Citibank no Brasil, mas deu um drible no concorrente ao fechar parceria com o programa de benefícios da American Airlines. A Folha apurou que o banco espanhol passará a emitir cartões vinculados à companhia aérea a partir de março.

Considerado um dos programas de benefícios mais vantajosos do mercado, o AAdvantage tem clientes fiéis e dispostos a pagar pela anuidade do cartão do Citi (R$ 450 no platinum). O motivo é que as milhas não expiram se o usuário acumular novos pontos ou resgatá-los a cada 18 meses.

Além disso, esses consumidores têm maior poder aquisitivo e oferecem menor risco de calote durante a crise.

São 650 mil membros do AAdvantage no Brasil, mas nem todos têm ligação com o Citi. A Folha apurou que a expectativa é que o programa tenha 1 milhão de associados no país, sendo que o Santander espera vender cartões para até 70% deles.

Carlos Garcia Rawlins/Reuters
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Avião da American Airlines em aeroporto de Havana, em Cuba

O processo não será simples, no entanto. O banco espanhol terá acesso aos dados da American Airlines, mas não às informações dos detentores dos cartões –essas pertencerão ao Itaú.

Em setembro, a instituição comandada por Roberto Setubal pagou R$ 750 milhões pelo braço de varejo do Citi, desbancando o Santander. A aquisição ainda precisa do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central.

Quando os clientes do Citi forem incorporados pelo Itaú, o cartão perderá o vínculo com o programa da American Airlines. Portanto, os novos gastos não servirão para acumular milhas, mas os pontos existentes continuarão disponíveis. Se quiserem juntar pontos com o AAdvantage, os usuários precisarão voar pela companhia ou migrar para o Santander.

"Não sei até que ponto a relação do cliente com a American Airlines faria ele mudar de banco para manter o programa", diz Boanerges Ramos Freire, sócio da consultoria Boanerges e Cia.

Para ele, o mais provável é que o Itaú faça uma contraoferta para manter o cliente.

Procurados, Santander e Itaú não comentaram a operação. O Citi disse que os benefícios atuais do cartão estão mantidos.


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