Folha de S. Paulo


Consulte o valor do IPVA 2017 do seu veículo em São Paulo

No Estado de São Paulo, segundo o governo, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será 4,8% mais barato, em média, em 2017.

O calendário para o pagamento do imposto começa oficialmente no dia 9 de janeiro, e varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Uma calculadora feita pela Folha, com base em informações da Secretaria de Estado da Fazenda, mostra o valor oficial, as alíquotas e o imposto devido de mais de 35 mil modelos e versões de veículos fabricados entre 1997 e 2016.

Os nomes das marcas e modelos seguem a lista oficial do governo do Estado.

Para efetuar a consulta, digite parte do nome do modelo do veículo no campo "Marca/Modelo" e selecione apenas uma opção entre as listadas. Depois escolha o ano de fabricação para obter o valor do imposto. Para fazer nova consulta, clique em "Redefinir".

Clique para consultar o IPVA 2017

Os valores dos veículos tomam como base os dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e foram divulgados no "Diário Oficial".

Para obter o valor oficial do imposto devido é preciso consultar o site da Fazenda e informar o Renavam e a placa do veículo

O pagamento do IPVA 2017 pode ser feito pessoalmente em uma agência bancária, em caixas eletrônicos ou nos sites e aplicativos dos bancos. Atrasos implicam em multas que podem chegar a 100% do valor do imposto.

O contribuinte tem até a data de vencimento da placa do veículo, em janeiro, para quitar o imposto em cota única, com o desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Calendário de vencimento do IPVA 2017


Endereço da página:

Links no texto: