Folha de S. Paulo


BC britânico diz que alta da libra aponta para chance menor de inflação

O forte desempenho da libra no mês passado sugere que a chance de a inflação superar a meta do banco central britânico está menor do que a prevista em novembro, informou o Banco da Inglaterra nesta quinta-feira (15).

As autoridades do Banco da Inglaterra concordaram de forma unânime em manter os juros na mínima de 0,25% e mantiveram os planos para compras de títulos governamentais e corporativos após a reunião de dezembro, como esperavam os economistas consultados pela Reuters.

No mês passado, as autoridades do banco central abandonaram seu plano para outro corte de juros e adotaram uma postura neutra para a política monetária, depois que a economia do Reino Unido sofreu muito menos danos imediatos com a votação do "brexit" do que os primeiros dados sugeriram.

A libra se valorizou em 6% desde que o banco central divulgou o último conjunto de previsões, publicado em 3 de novembro.

"(Isto) por si só apontava para uma inflação acima do esperado em relação ao objetivo de médio prazo, embora a volatilidade na comparação mensal fosse esperada, com os pontos de vista dos participantes do mercado sobre as futuras relações do Reino Unido com a União Europeia continuando a evoluir ", disse o Banco da Inglaterra.

A inflação britânica atingiu 1,2% no mês passado, sua maior taxa em mais de dois anos, embora ainda permaneça abaixo da meta de 2% do Banco da Inglaterra.


Endereço da página:

Links no texto: