Folha de S. Paulo


Investir a partir de aplicativo do Tesouro Direto é tarefa difícil

Marcos Santos//USP Imagens
BM&FBovespa e Tesouro anunciam mudanças no horário de negociação dos títulos públicos
BM&FBovespa e Tesouro anunciam mudanças no horário de negociação dos títulos públicos

O investidor fará melhor se continuar usando o site do Tesouro ou programas para celular oferecidos pelas corretoras (como Easynvest, Rico, Clear e XP) do que migrar para o aplicativo do Tesouro Direto, que entrou no ar neste fim de semana.

A Folha testou o app, logo após o lançamento, exclusivamente para smartphones com sistema Android –ainda não há previsão para o sistema iOS, da Apple.

O gráfico inicial, que mostra os investimentos realizados no Tesouro, é maior que a tela, o que dificulta a visualização mais básica mesmo em um telefone de tela grande (o teste foi feito em um Zenfone Selfie, com 5,5 polegadas, mesmo tamanho do iPhone 7 Plus). Pior ficará a visualização de quem tem aparelhos menores.

O principal defeito, no entanto, vem no momento mais crucial: escolher o investimento. É impossível visualizar o título, a remuneração e escolher quanto será investido sem precisar rolar a tela, mesmo que o celular esteja em posição horizontal. O mesmo vale para o extrato detalhado.

Isso porque o aplicativo apenas reproduz no celular a mesma tela do site em todas as funcionalidades. O app falha, portanto, em oferecer um serviço responsivo (que se adapta a qualquer tamanho de telefone), efetivamente capaz de facilitar o investimento a qualquer momento.

NOVOS HORÁRIOS

A partir desta segunda-feira (5), os investidores que aplicam em títulos públicos pelo Tesouro Direto terão novos horários de compra e venda de papéis. A mudança afeta mais de 1 milhão de poupadores que utilizam a plataforma.

Agora, aplicações e resgates poderão ser feitos apenas em horário comercial, das 9h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Entre as 18h e as 5h e nos fins de semana, será possível apenas programar operações.

O agendamento traz um risco: a remuneração que o investidor espera poderá mudar quando o Tesouro de fato completar o investimento agendado, o que ocorrerá no primeiro dia útil seguinte, quando o mercado
reabrir.

Por exemplo: quando o mercado fechou, na sexta (2), o Tesouro IPCA+ para 2019 pagava a inflação e mais juros de 6,38% ao ano.
Suponha que, na abertura do mercado nesta segunda-feira, a taxa caia para 6,28%. Se um investidor tivesse programado uma compra no
final de semana, terminaria contratando um investimento com remuneração menor do que a esperada.

Reprodução
Reprodução de tela do aplicativo do Tesouro Direto, para Android
Reprodução de tela do aplicativo do Tesouro Direto, para Android

Endereço da página: